Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Operação Rondon Paraná levará 20 alunos da UEPG

2024-04-17 às 11:23
Foto: Ana Cláudia Nunes (arquivo pessoal)

A Operação Rondon Paraná levará alunos das universidades estaduais a municípios do interior do Estado, entre 04 e 19 de julho. Neste ano, a Universidade Estadual de Ponta Grossa levará 20 alunos a municípios do Centro-Sul paranaense para o desenvolvimento de ações extensionistas. Podem se inscrever para a Operação alunos de todos os cursos de graduação e diversos de pós-graduação da UEPG, entre 10 e 30 de abril.

As atividades desenvolvidas pelos rondonistas se concentram em duas áreas de atuação: o Conjunto A promoverá ações voltada à Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação e Saúde; os acadêmicos do Conjunto B trabalharão nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia, Produção e Trabalho. Em sua segunda edição, a Operação é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). Na UEPG, o projeto é organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e o projeto de extensão Núcleo Extensionista Rondon (NER).

O processo seletivo se dará em duas etapas. A primeira é a inscrição com envio da documentação necessária, listada no edital de abertura do processo, para o endereço de e-mail [email protected]. Entre os documentos necessários, os candidatos devem enviar justificativa para participação da Operação. A segunda fase da seleção se dará pela defesa da justificativa submetida no momento da inscrição, em entrevistas individuais presenciais, nos dias 02 e 03 de maio. Todas as etapas serão divulgadas na página do projeto, no site da UEPG, assim como o resultado final da seleção, que será publicado em 07 de maio.

Sobre o projeto

A Operação Rondon Paraná promove o desenvolvimento em regiões e municípios do Estado marcados pela desigualdade e problemas sociais e de infraestrutura, por meio da prática de ações extensionistas desenvolvidas das universidades estaduais. O projeto ocorre paralelamente à Operação Rondon nacional, coordenada pelo Ministério da Defesa e com a participação de universidades de todo o país.

A Operação Rondon Paraná teve sua estreia em 2023, com a participação de 150 estudantes e 30 professores das sete universidades estaduais na missão, ocorrida em municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná. O projeto é sucessor da Operação Rondon UEPG, organizada pelo NER-UEPG, que atuou na promoção de cidadania em todo o Paraná até 2019, tendo suas atividades encerradas devido ao início da pandemia de Covid-19.

da UEPG