A experiência técnica dos profissionais da Cohapar na fiscalização de obras tem feito a diferença nos projetos de construção e reformas de escolas da rede estadual de ensino em todo o Paraná. Desde 2019, o trabalho dos engenheiros e técnicos envolvidos resultou na entrega de 158 reformas e melhorias e, também, na construção de novas unidades em todas as regiões.
O sucesso da participação da companhia nos projetos, sob a coordenação do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), continua avançando. No momento, 146 unidades escolares ainda estão com obras em andamento sob a supervisão dos colaboradores da Cohapar e a perspectiva, segundo o presidente da Fundepar, Alessandro Oliveira, é de um volume ainda maior de contratações neste ano.
“A Cohapar tem excelência em fiscalização e acompanhamento de obras e isso dá à Fundepar a garantia de que os projetos estão sendo bem executados, de acordo com todas as normas e legislações vigentes”, destaca Oliveira. “Essa parceria vem desde 2019, e uma demanda maior em 2021 devemos ampliar as parcerias”, completa o presidente do instituto.
RETOMADA DAS AULAS – As melhorias feitas nas escolas existentes e a construção de novas unidades vão auxiliar no retorno das aulas presenciais, garante Oliveira. “Apesar da pandemia, nós mantivemos todas as obras funcionando e nos preparamos para essa retomada com todos os cuidados de saúde, de acordo com orientações da Secretaria da Saúde”, informa o presidente da Fundepar.
Para o presidente da Companhia da Habitação do Paraná, Jorge Lange, o resultado do trabalho realizado demonstra o sucesso do modelo de gestão implementado no Paraná, que estimula o trabalho integrado entre os órgãos estaduais.
“A Cohapar tem 12 escritórios regionais, com alcance nos 399 municípios do Estado, e nós estamos usando o quadro de engenheiros e técnicos para participar das obras que o Governo do Estado vem implantando nesta gestão”, explica Lange. “Nesse momento de pandemia é ainda mais importante que as escolas estejam preparadas e mais estruturadas para receber os alunos com segurança em todo o Paraná”.