A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a visita da pesquisadora Satinder Brar, da Universidade de York (York University), do Canadá. O objetivo foi estabelecer um diálogo sobre biotecnologia com o curso de Engenharia de Alimentos. A cientista conheceu as instalações e pesquisas em andamento nas áreas de biotecnologia e produção de alimentos.
Acompanhada dos professores Júlio César de Carvalho e Gilberto Melo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Maria Giovana Binder Pagnoncelli, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a visita de Santinder foi coordenada pelo professor Luiz Gustavo Lacerda, do curso de Engenharia de Alimentos. A visita teve início na Reitoria, onde os pesquisadores foram recebidos pelo vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, também docente em Engenharia de Alimentos. A reunião permitiu a troca de experiências no desenvolvimento de pesquisas na área de estudo da professora visitante, que apresentou o trabalho desenvolvido na Universidade de York.
Após a reunião, os visitantes conheceram os laboratórios do curso e do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, no Complexo de Laboratórios Multiusuários do Campus Uvaranas. Em sua quinta passagem pelo Brasil, Brar ressalta a satisfação em estar na UEPG pela primeira vez. “Foi muito interessante conhecer a forma como são desenvolvidos os estudos, como as informações são processadas e como esse conhecimento pode ser replicado a um nível industrial”.
O professor Luiz Gustavo Lacerda descreveu a visita da canadense como uma grande oportunidade, por se tratar de uma expoente na pesquisa da biotecnologia com centenas de trabalhos publicados e mais de 30 mil citações. “Foi uma troca de informações muito rica, na qual os professores conseguiram abordar temas como financiamentos de pesquisas, aplicações, parcerias e intercâmbios”. Ele ressalta que a UEPG se destaca nas pesquisas em biotecnologia, com um complexo laboratorial de excelência e pesquisas focadas em bioprocessos, o que torna essencial a busca por parcerias externas.
Durante o encontro, Demiate destacou os trabalhos realizados por pesquisadores da instituição nas áreas de agricultura e produção de alimentos. “Esta foi uma ótima oportunidade de mostrar o trabalho que desenvolvemos em nossa universidade, o que também nos permitiu pensar em uma potencial parceria internacional para estudos nas áreas de Engenharia de Alimentos, Agronomia e Biologia”. O vice-reitor ainda reforça que a canadense é uma pesquisadora renomada em seu país, o que tornou a sua vinda um momento muito importante para a UEPG.
A programação dos visitantes encerrou com um momento de diálogo entre a professora Satinder e estudantes de mestrado e doutorado, onde apresentou seu trabalho como pesquisadora. Ela descreve como “um casamento perfeito” a parceria entre a Universidade de York e as universidades brasileiras em pesquisas na área de produção de alimentos, pois, segundo ela, “apesar das diferenças, ambos os países possuem extensas florestas e amplos recursos hídricos, o que permite aos cientistas encontras soluções em conjunto para a gestão de recursos naturais e garantir acesso à alimentação às populações”.
da assessoria