A Prefeitura de Ponta Grossa apresentou, nesta quarta-feira ( 28), o sistema de segurança com botão de pânico que será utilizado por todas as escolas e cmeis do Município nas próximas semanas. A medida faz parte do Programa Escola Mais Segura, iniciativa que prevê a implementação de ações voltadas à ampliação da segurança nas unidades de ensino da Prefeitura. O local escolhido para apresentar o aplicativo foi a Escola Municipal Prefeito Ernesto Guimarães Vilela, no Jardim Paraíso.
“Nosso foco sempre foi a defesa da vida e do patrimônio público, principalmente das nossas crianças. Por isso, temos trabalhado com muita seriedade para ampliar a segurança das nossas instituições de ensino. Como resultado desse trabalho, agora teremos mais uma ferramenta estratégica monitorada pela nossa Secretaria de Cidadania e Segurança Pública e que será ligada com a Central de Monitoramento 153,permitindo ações ainda mais rápidas e efetivas em casos de emergência envolvendo nossas escolas e cmeis”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.
De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública do Município, Tânia Sviercoski, o aplicativo disponibilizado para as escolas contará com o botão do pânico e diversas outras funções que poderão ser utilizadas por professores e funcionários das instituições.
“Além do botão do pânico, essa ferramenta também permite o contato para outros atendimentos relacionados à segurança dos espaços, tudo de forma online e com a possibilidade do acesso ao sistema de câmeras da instituição e ao envio de vídeos e fotos diretamente para as equipes da Central de Monitoramento 153 da Guarda Civil Municipal”, explica.
A integração do sistema à Central de Monitoramento acontecerá de forma gradual, com previsão de finalização dos trabalhos até a conclusão do recesso escolar.
“Durante as próximas semanas, será realizada a disponibilização dos aplicativos para servidores indicados pelas instituições e a integração das câmeras à nossa central. Uma vez finalizados esses procedimentos, nossas equipes terão acesso direto aos pedidos de atendimento e informações adicionais, o que contribuirá para que os trabalhos sejam desenvolvidos de forma mais célere e direcionada”, completa Tânia.
Segundo a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o funcionamento do aplicativo irá somar com as outras ações que já vêm sendo desenvolvidas junto à comunidade escolar.
“Temos várias frentes para aumentar a segurança de nossas crianças e de toda a comunidade escolar, desde o eixo pedagógico até o eixo da infraestrutura de segurança, que envolve a vigilância com as câmeras e o novo sistema, em conjunto com a Cidadania e Segurança Pública. É um grande conjunto de ações, planejado em todos os aspectos, visando o bem-estar e o aprendizado de nossos alunos”, ressalta.
Regina de Fátima Neumann, diretora da Escola Municipal Ernesto Guimarães Vilela, destaca o caráter inovador do sistema. “Como diretora da escola, achei espetacular. Não imaginava como era todo o funcionamento do sistema. Agora que eu e a equipe entendemos como funciona, vemos que será muito importante, será mais uma segurança para a nossa escola e para toda a cidade, que terá todas as câmeras interligadas, algo inovador”, aponta.
Para a presidente do Conselho Escolar, Roseane de Paula Souza, a implantação do sistema será muito positiva para a comunidade.
“Achei bem interessante. A integração abrange um todo que fará bem tanto para a escola quanto para a comunidade. Como mãe, fico feliz e me sinto mais segura, porque é mais segurança para os nossos filhos”, declara.
Integração
Além da implantação do Botão do Pânico, a Prefeitura de Ponta Grossa tem intensificado as ações de proximidade e de integração junto às comunidades escolares do Município. Os trabalhos envolvem equipes da Guarda Civil Municipal e são realizados com ênfase na atuação dos grupamentos de proteção patrimonial e da Ronda Comunitária Escolar com o apoio das equipes do Departamento de Cidadania e da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária da Secretaria.
Segundo a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a integração com a comunidade se dá de diversas formas, incluindo a realização de palestras, blitze educativas, visitas direcionadas, reuniões, panfletagem, entre outras ações.
“A presença constante dos agentes nas escolas e Cmeis é essencial para o fortalecimento dos laços com a comunidade e isso é muito importante também para a ampliação da segurança da população, uma vez que é através da proximidade e da confiança que conseguimos realizar ações mais eficientes e alinhadas com as necessidades de cada local”, aponta.
Ronda Comunitária Escolar
Desde a criação do Grupamento de Ronda Comunitária Escolar Municipal (GRCEM), o Município tem trabalhado na intensificação de medidas de articulação voltadas à ampliação da segurança das comunidades escolares.
Somente no período entre 24 de abril e 19 de junho, foram registradas 35 visitas direcionadas, 14 reuniões com a comunidade, além de levantamentos direcionados aos laudos de segurança das escolas, palestras e blitz educativa.
“Todos os trabalhos são direcionados às necessidades das escolas e cmeis, o que permite que tenhamos informações substanciais sobre a condição de cada espaço, as melhorias que podem ser feitas e quais ações mais indicadas para cada região”, finaliza a secretária Tânia Sviercoski.
da assessoria