Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Ponta Grossa atualiza protocolo de segurança no retorno das aulas presenciais

2022-02-17 às 17:11

Seguindo orientações da Secretaria Estadual de Educação e do Esporte do Paraná (SEED/PR), o município de Ponta Grossa promoveu nesta quinta (17) nova atualização no protocolo de biossegurança para as aulas presenciais no contexto da pandemia de Covid-19. A Secretaria Municipal de Educação passa a praticar a Resolução SESA 004/2022, divulgada na última quarta, dia 16 de fevereiro.

A nova orientação sanitária coloca critérios para a suspensão das atividades presenciais em turmas escolares de todo o Estado, aplicáveis às unidades estaduais, municipais e particulares, quando houver casos de Covid-19 entre estudantes ou funcionários. A Resolução recomenda a dispensa de turmas somente a partir de 03 casos positivos entre alunos de uma mesma sala de aula.

Desta forma, deverão ficar afastados somente os alunos e profissionais positivados para Covid-19 ou a turma toda, caso se registrem 03 ou mais casos. Qualquer exceção não prevista nestas recomendações será comunicada pela escola diretamente para os pais dos alunos. Lembrando que qualquer pessoa que apresente sintomas gripais não deve ir à escola ou CMEI, seja servidor ou aluno.

Suspensão de turmas será a partir de 03 casos
No item 06 da Resolução, a Secretaria Estadual de Saúde define objetivamente o critério para o fechamento de turmas, turnos e escolas. Conforme a orientação, uma turma deve ser fechada temporariamente apenas em caso de 03 ou mais estudantes com Covid-19. No caso de haver 50% das turmas da escola com 03 alunos ou mais com Covid-19, recomenda-se o fechamento do turno de aulas (caso das escolas parciais). A suspensão das atividades em toda a escola é recomendada apenas no caso do registro de 50% das turmas com três ou mais alunos com Covid-19 nos dois turnos. Em caso de professor com Covid-19 não há recomendação de isolamento da turma.

Ocorrência de “surto”
A SME informa que não houve registro, desde o ano de 2021 até hoje, qualquer ocorrência de “surto” nos ambientes escolares mantidas pelo município. O termo se refere  à situação em que exista um processo de infecção dentro dos ambientes, sejam escolares ou não. Até o presente momento, todos os casos informados aos CMEIs e Escolas tiveram origem externa, ou seja, contraídos fora das unidades.

Importância da vacinação
A SME informa que está promovendo junto às escolas um amplo esclarecimento à comunidade escolar em relação à necessidade de vacinação de todos os alunos, assim que houver a disponibilidade das doses. Todos os pais devem realizar o cadastro dos seus filhos no site da Prefeitura e fazer o acompanhamento periódico para verificar se a dose já está disponível para aplicação.

da assessoria