Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

Ponta Grossa dá início ao projeto ‘Cidade do Conhecimento’; uma parceria entre UTFPR, UEPG e IFPR

2020-11-03 às 10:13

Na manhã desta segunda-feira (3), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, anunciou o início de um projeto chamado Cidade do Conhecimento. O objetivo é reunir as principais instituições de ensino da região – a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o novo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – em um único lugar.

De acordo com Rangel, o projeto teve início três anos atrás e, em 2019, foi realizada a doação de um terreno da Prefeitura para o campus Ponta Grossa da UTFPR. No local será instalado o Instituto Federal do Paraná onde serão ofertados cursos técnicos concomitantes com o Ensino Médio.

“Quando o antigo Cefet foi transformado na UTFPR, nós passamos a ter cursos de nível superior e, infelizmente, perdemos os cursos técnicos de nível Médio. É algo muito especial para os nossos jovens, que terão novas oportunidades de trabalho e profissionalização”, garante Rangel. Ele adianta que a previsão é que as aulas do IFPR comecem já em 2021.

A estrutura também irá abrigar o Centro de Inovação com oferta de aulas e participação de empresas e entidades ligadas a tecnologia e inovação. A construção foi viabilizada através de emenda parlamentar protocolada pelo secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex, antes de ser licenciado do cargo de deputado federal, no valor de R$ 1 milhão.

 “Através do trabalho desenvolvido nas universidades, as empresas que prospectam jovens que estão criando nova soluções, aplicativos e softwares para trabalhar e desenvolver novos produtos”, explica Sandro Alex. De acordo com o secretário, os recursos já estão garantidos e as obras devem começar em breve. 

Outra proposta é a instalação do Parque Eco Tecnológico de Ponta Grossa, sob responsabilidade da UTFPR.

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.

Imagem: Arquivo D’Ponta News