Quinta-feira, 25 de Julho de 2024

Ponta Grossa se destaca em índice de alfabetização de crianças aos 7 anos

2024-06-14 às 14:20

Ponta Grossa se destacou positivamente no novo índice de alfabetização para crianças de até sete anos, divulgado pela Pesquisa Alfabetiza Brasil e divulgado nesta semana em todo o país. A cidade atingiu o índice de 76% de crianças alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental, à frente de cidades como Curitiba e Londrina.

O índice de Ponta Grossa também é um dos melhores do país, ficando acima da nota nacional (56%) e estadual (73%). Isso significa que os estudantes já desenvolveram as habilidades de ler palavras, frases e textos curtos, localizam informações explícitas em textos curtos (como em bilhete, crônica ou conto infantil) e compreendem informações em textos com linguagem verbal e não verbal, entre outras.

A prefeita Elizabeth Schmidt comemorou o novo dado sobre a educação municipal. “Agora temos mais um índice nacional, um novo reconhecimento externo daquilo o que fazemos e dizemos para os ponta-grossenses: nossa educação tem ótima qualidade e estamos à frente em muitos sentidos. Ele mostra que superamos o impacto da pandemia sobre nossos alunos e que a Rede Municipal de Ensino está inovando, superando e evoluindo junto com nossos professores e estudantes”, afirma a prefeita.

Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o novo índice é muito significativo. “Ele demonstra que as práticas de gestão e pedagógicas que estamos colocando em prática estão contribuindo para avançarmos na qualidade do ensino e da aprendizagem, garantindo o direito de nossas crianças ao seu pleno desenvolvimento pela educação. Nosso compromisso é chegar aos 100% de alfabetizados na idade certa”, enfatiza Simone.

A Pesquisa Alfabetiza Brasil foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Alfabetiza Ponta Grossa

Ponta Grossa já aderiu ao compromisso pela Alfabetização na Idade Certa e tem como objetivo alfabetizar todas as crianças da Rede Municipal de Ensino até os sete anos – ao longo do 2º ano do Ensino Fundamental.

Para isso, realiza formações constantes junto aos professores, com acompanhamento permanente da alfabetização das crianças. Também criou o programa Alfabetiza Ponta Grossa, visando colocar em prática estratégias e ações inovadoras para alcançar o objetivo de chegar a 100% dos estudantes alfabetizados na idade certa – sete anos de idade.

Garantia de direitos

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada objetiva garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Além da alfabetização na idade certa, outro objetivo é recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia – situação que Ponta Grossa também colocou em prática desde 2021, com importantes avanços demonstrados no IDEB 2022.

da assessoria