Na manhã desta quarta-feira (14), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, anunciou que o município poderá contar com quatro novas escolas públicas cívico-militares do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Rangel explica que se trata de um modelo de gestão compartilhada entre civis e militares. “Nós teremos os professores da rede pública estadual que terão o apoio da Polícia Militar para que as escolas possam ter a questão da disciplina e as matérias que envolvem patriotismo”, comenta.
O prefeito não deu detalhes de quando as escolas entrarão em funcionamento, mas adiantou elas serão implantadas nos quatro quadrantes de Ponta Grossa. “Nós seremos exemplo para todo o país, porque eles vão acelerar o processo de transformação desses institutos”, garante.
O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná e sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na última semana. A iniciativa envolve a implantação de 200 escolas cívico-militares em todo o Paraná. “A transformação dessas escolas é um trabalho em parceria com professores e também com os policiais militares. É projeto belíssimo de grande alcance social, familiar e educacional”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.