Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Prefeitura de PG oferece cursos gratuitos em parceria com o Senai

2021-10-07 às 14:59

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) firmou nesta quarta-feira (6), parceria para mais quatro cursos profissionalizantes através do Projeto de Ações Móveis do Senai, do Sistema Fiep. Nesta semana, já acontece no Parque Ambiental o curso de Mecânica de Automóveis através do Programa Carreta do Conhecimento, da Prefeitura, que está localizado no Parque Ambiental, próximo ao Módulo da PM (1ª Companhia da Polícia Militar).

Com a parceria, já está programado mais quatro cursos para este ano. O curso de Panificação e Confeitaria, que acontecerá entre os dias 22 de novembro a 17 de dezembro, no mês período ocorre o curso de CNC: Comando Numérico Computadorizado. O curso de Manutenção de Aparelhos de Ar Condicionado acontece de 6 a 17 de dezembro, juntamente o curso de Manutenção de Sistema de Refrigeração Industrial.  No momento acontece o curso de Mecânica de Automóveis, com carga horária de 40 horas, que abrange os módulos de Sistema de suspensão e rodas, Sistema de freios, Sistema de direção, Sistema transmissão mecânica, Sistema motor Ciclo Otto, Sistema alimentador e Turbo Alimentador. Os cursos são presenciais, gratuitos e com vagas limitadas.

Robson Gravena, gerente do Senai em Ponta Grossa, explica que as estruturas são projetadas para serem um ambiente propício para o aprendizado e a prática de uma determinada ocupação. Segundo ele, as Unidades Móveis são carretas semirreboques totalmente customizadas com mobiliários e equipamentos necessários para cada tipo de curso. “As carretas são equipadas com sala de aula e com laboratório acoplado, específico para a área de atuação dos cursos ministrados. Por exemplo, a carreta de manutenção automotiva, tem um laboratório equipado com motor, sistema de freio, sistema de direção, entre outros componentes a serem estudados pelos participantes”, comenta Gravena.

O secretário José Loureiro Neto comenta que as ações móveis do Senai, através das Carretas do Conhecimento, fazem parte de um grande projeto que leva, em parceria, com a Prefeitura, uma formação específica, facilitando o acesso das pessoas em uma capacitação de qualidade, de maneira flexível e móvel. “Teremos mais quatro cursos neste ano, que atenderão importantes demandas de mão de obra da cidade, atualmente. A parceria com o Senai auxilia na formação de qualidade para o setor industrial de Ponta Grossa”, finaliza o secretário.

da Assessoria