Sábado, 20 de Abril de 2024

Prefeitura e Jhonn Barber Academy firmam parceria para oferecer cursos profissionalizantes para alunos com necessidades especiais

Iniciativa pioneira no país contará com cursos promovidos pela empresa Johnn Barber e participação de alunos da APAE
2021-04-12 às 12:30

A Prefeitura de Ponta Grossa assinou, na última sexta-feira (09), um termo de parceria com a empresa Jhonn Barber para oferecer cursos profissionalizantes para alunos portadores de necessidades especiais através do “Projeto Anjos da Beleza”. A cerimônia de assinatura foi realizada no Gabinete da Prefeita e contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt; do vice-prefeito Capitão Saulo; da secretária de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) e presidente da FASPG, Simone Kaminski; além do secretário de Indústria Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro; da diretora de Programas e Projetos da SMPPS e coordenadora do Programa Selo Social, Amanda Costa; do empresário João Diniz e do presidente da Apae, Laerte Bittencourt Filho.

Durante o evento, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância da iniciativa e seu impacto na ampliação da inclusão no Município. “É um prazer imenso termos a Prefeitura como parceira dessa iniciativa pioneira e tão importante de inclusão e profissionalização dos nossos alunos da APAE. Esperamos que esse projeto possa crescer cada vez mais e se torne referência não só para o Paraná, mas para todo o Brasil”.

Segundo a secretária de Políticas Públicas Sociais e presidente da FASPG, Simone Kaminski, o projeto vem ao encontro das ações que têm sido desenvolvidas pelo Município, que tem diversificado os projetos oferecidos à comunidade. “Nós temos desenvolvido diversas ações com intuito de auxiliar a comunidade e impactar da forma mais positiva possível a vida das pessoas. No caso específico da inclusão, o “Projeto Anjos da Beleza” tem um papel muito importante, pois abre espaço no setor da beleza para alunos com Síndrome de Down, oferecendo acompanhamento diferenciado e a oportunidade de profissionalização tanto na área da maquiagem quanto na área da barbearia”, explica.
Para o empresário João Diniz, da Johnn Barber, o projeto é a realização de um sonho. “Sempre foi um sonho meu poder fazer uma estrutura onde a gente pudesse atender portadores de necessidades especiais. O Anjos da Beleza é um projeto inovador. Não existe no país um projeto que faça esse tipo de inclusão de pessoas com Síndrome de Down e é algo que, para nós, é de extrema importância trazer esse curso para o mercado de hoje”, ressalta.

De acordo com o presidente da APAE de Ponta Grossa , Laerte Bittencourt Filho, as primeiras aulas devem iniciar nos próximos dias. Inicialmente, seis alunos passarão pelo período de formação de 6 meses, onde terão acesso à técnicas de barbearia e de maquiagem. “O projeto é de extrema importância, porque estamos colocando pessoas especiais no mercado de trabalho no setor de beleza, que é um setor em expansão”, declara.


Parceria

De acordo com a diretora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) e coordenadora do Selo Social, a iniciativa é um exemplo da possibilidade de desenvolvimento conjunto de projetos entre empresas e o Município. “O Selo Social é o maior programa de reconhecimento da responsabilidade social empresarial da região e  tem o objetivo de fazer uma ponte entre empresas que têm projetos, ações e iniciativas que venham beneficiar o público de Ponta Grossa. Esse caso é um exemplo, pois quando o projeto foi apresentado à nós, estruturamos junto com a empresa e a Prefeitura para conseguir fazer com que ele chegasse nos moldes que está, uma iniciativa de inclusão, um curso profissionalizante na área da beleza, para as pessoas que são atendidas pela APAE e com propensões internacionais no que tange ao trabalho do Programa Selo Social”, destaca.