Entre os dias 28 e 29 de novembro, o professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Carlos Willians Jaques Morais, esteve na cidade de Praia, capital de Cabo Verde, para o 6º Congresso Internacional da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EADPLP). O objetivo da visita foi oferecer uma conferência intitulada ‘Políticas de Sistema de Regulação da EaD no Brasil e o Programa de Mobilidade Virtual Internacional da UEPG’.
O evento reuniu profissionais de educação a distância, lideranças acadêmicas, investigadores, consultores e corpo diplomático das embaixadas dos países associados para partilhar conhecimentos, experiências e práticas educativas, de forma a oferecer um ensino online de qualidade, inovação, formação de docentes, mobilidade virtual e avanços tecnológicos, com destaque para a educação digital.
Carlos Willians explica que o convite foi feito pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). Para o professor, coordenador institucional da UAB, “a regulamentação da Educação a Distância (EaD) visa garantir a qualidade dos cursos, promovendo a equidade no acesso e a transparência dos processos”. Carlos também comenta que por meio da regulamentação, as instituições de ensino se fortalecem, fortalecem sua autonomia e incentivam a inovação e a efetividade de ações formativas.
Em reunião ordinária do Conselho de Administração da Associação, durante o primeiro dia de evento, a UEPG foi integrada oficialmente na condição de membro titular de pleno direito, passando a contribuir efetivamente com a manutenção de suas ações estratégicas. A intenção é que se estabeleça a ampliação de parcerias e a indução da mobilidade física de professores, pesquisadores e acadêmicos atuantes no campo da educação tecnológica e digital no contexto dos países lusófonos.
Mobilidade internacional
A mobilidade estudantil virtual internacional via UAB em parceria com universidades lusófonas é uma das iniciativas de internacionalização em casa da UEPG, coordenada pelo Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) e orientada pelo Escritório de Relações Internacionais da UEPG (ERI). Programas como esse tornam possível a participação de estudantes em um programa de intercâmbio acadêmico sem a necessidade de se deslocar fisicamente para outro país.
Dentro dessa modalidade de mobilidade internacional, já foram contemplados 53 estudantes universitários oriundos de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Por meio de plataformas online, os alunos podem cursar disciplinas ofertadas pelos cursos do convênio UAB, interagindo com colegas e professores de diferentes culturas mediados pelas tecnologias no ciberespaço. “A Mobilidade Virtual Internacional da UEPG/UAB é uma excelente oportunidade para os estudantes de graduação ampliarem seus horizontes, desenvolverem novas habilidades e se prepararem para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado e digital”, afirma Carlos, e destaca, ainda, que a língua portuguesa é uma importante ferramenta de trabalho que nos une.
A EADPLP
A Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa tem como missão promover a educação a distância na comunidade de língua portuguesa no mundo, nos domínios da cultura, da ciência e da tecnologia. Seu objetivo central é contribuir para a criação de um espaço comum de ciência, tecnologia e ensino superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), por meio da educação a distância e em rede, além de fomentar a criação de parcerias estratégicas entre instituições públicas e privadas dos países de língua portuguesa.
da assessoria