Sexta-feira, 17 de Maio de 2024

Professor de Direito da UniSecal defende mestrado onde abordou temas relacionados à Renda Básica Universal

2022-03-27 às 09:42

É um fato conhecido que professores com uma boa formação e qualificações profissionais são um dos principais elementos para se garantir um ensino de qualidade. Desta maneira a UniSecal tem grande preocupação em contar sempre com um corpo docente bem preparado e atualizado, possibilitando sempre que os profissionais interessados realizem mestrados, doutorados e outras pós-graduações. Este é o caso do professor Guilherme Martelli Moreira, que recentemente defendeu a própria dissertação de mestrado.

Formado em direito pela Universidade Federal do Paraná, Guilherme é professor da UniSecal nas disciplinas de Direito Tributário e Processo Constitucional, e agora também conta com o título de mestre, concedido pela PUC-PR. O docente desenvolveu um trabalho intitulado “Renda Básica Universal e seu financiamento por via tributária”. Ele explica qual é o tema principal do trabalho: “ O problema do trabalho é questionar se a proposta de uma renda básica universal, segundo Van Parijs, que teoriza que a instituição de uma renda fixa contínua contribuiria o aumento das liberdades individuais através da redução de desigualdades socioeconômicas, encontraria respaldo no Direito Tributário e no Direito Constitucional pátrio, bem como quais seriam os limites caso fosse instituído por vias tributárias”.

Guilherme comentou que com a crise sanitária e socioeconômica causada pelo Coronavírus os debates em torno da possibilidade de se instituir uma Renda Básica Universal se tornaram assíduos no Brasil. Ele diz que buscou se existe uma vocação na Constituição de 1988 para o aumento das liberdades individuais e também para a erradicação da pobreza, da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais.

O atual mestre deixa importantes dicas e sugestões para os alunos que queiram seguir a carreira acadêmica: “É ideal que o estudante invista na educação continuada, sobretudo na pós-graduação stricto e lato sensu. É necessário exercitar a curiosidade, a criatividade e, claro, o estudo para tanto criar mais problemas a serem resolvidos quanto buscar soluções para outras questões. Para ingressar em um mestrado, ainda, é necessário preparar o seu currículo para o Programa, ou seja, publicando artigos, participando de congressos e demais atividades acadêmicas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão”.

da Comunicação UniSecal