De 22 a 25 de outubro, a professora Maria Julieta Weber, do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DEED-UEPG) e dos programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e História (PPGH), esteve no 1º Colóquio da Rede de Memórias, Identidades e Patrimônio Cultural da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Fluc), em Portugal.
O evento foi co-organizado pelo Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Fluc e pelo ‘Grupo 1 – História, Memória e Políticas Públicas’ do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (Ceis20), sob a coordenação do Doutor João Paulo Avelãs Nunes.
Desde 2023, Maria Julieta integra a equipe de pesquisadores que fazem parte do Ceis20. A professora explica que este foi um evento fundador da Rede, congregando pesquisadores experientes na temática do Patrimônio Cultural, “mas também se constitui por jovens pesquisadores doutores e doutorandos/as que têm se dedicado a objetos de estudo sobre o Patrimônio Cultural, conforme se pode conferir na programação do site do Ceis20”.
Para Maria Julieta, a Rede representa um intercâmbio internacional fundamental e de muitas expectativas futuras, visando estabelecer relações concretas de pesquisa entre Portugal e Brasil. Sua atuação no evento foi como subcoordenadora do núcleo que representa a UEPG, também representado pelas egressas Milena Santos Mayer e Samara Hevelize de Lima.
O grupo de pesquisa ‘História e Intelectuais: Cultura, Política e Memória’, da UEPG esteve presente no Colóquio por meio dos trabalhos ‘Museus e a escrita da história: reflexões no contexto do Brasil Meridional’, representado por Milena Santos Mayer; e ‘O poder dos museus. Crítica expográfica sobre as relações de gênero na região dos Campos Gerais (Paraná)’, representado por Samara Hevelize de Lima.
da assessoria