Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Professora da UniSecal publica artigo que aborda as relações entre ensino em escolas e o cinema

2022-01-18 às 13:06

O ano de 2022 ainda está começando, mas os professores da UniSecal já começaram a garantir conquistas e vitórias nas próprias carreiras. Agora foi a vez da professora Luzia Rita Chincoviaki, que teve um artigo publicado na revista Práxis Educativa, voltada para o ramo da educação e ligada a Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O artigo também contou com a autoria de Andréia Bulaty-UNESPA, Ana Luiza Ruschel Nunes-UEPG, Adriana Rodrigues Suarez-UEPG, Letícia Lupepsa-UEPG.

Com o título “O cinema e educação no Endipe: um estado do conhecimento” o artigo teve como objetivo principal mapear produções que unissem cinema e educação nos anais do ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino). A pesquisa abordou os últimos 7 anos do evento, já que em 2014 ocorreu a aprovação da Lei n. 13.006/2014, que institui a obrigatoriedade do Cinema na escola. Para acessar o artigo clique aqui.

“Discutir cinema e Educação no meio acadêmico é imprescindível hoje, pois a linguagem cinematográfica permeia os espaços escolares e, ao propor metodologias de leitura fílmica adequadas, estamos reconhecendo a importância do trabalho com a Sétima Arte como fator de transformação social”, comenta a professora.

Luzia, que leciona a matéria de Escrita Acadêmica (produção  e interpretação textual) para os cursos de direito e letras da UniSecal, comenta que é imprescindível que os docentes de uma instituição de ensino superior se envolvam com pesquisas científicas, já que além de verem o próprio trabalho registrado em artigos e revistas, irá agregar conhecimento para as faculdades e universidades onde lecionam.

Quando perguntada sobre qual dica daria para alunos que tem interesse em seguir a carreira acadêmica, Luzia comenta “Aos  acadêmicos dos  diferentes cursos que a UniSecal oferece, sugiro que leiam sobre os temas que lhes interessam, escolham  seu objeto de estudo, preparem-se para a escrita, pois o seu posicionamento como autor é de extrema relevância na carreira acadêmica e científica”.

da comunicação UniSecal