O estado de Utah divulgou nesta semana o resultado do processo seletivo do Programa Internacional para Professores, que busca docentes para atuar no ensino de Português no estado americano. A oportunidade é resultado de uma parceria com o Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Ao todo, foram 200 professores inscritos no processo seletivo. Essa é a sétima edição da seleção realizada pela Secretaria de Estado da Educação de Utah. Para conferir o resultado final clique AQUI.
Entre os quatro selecionados está a professora Mayara Migliorini, de Ponta Grossa. Ex-aluna do Colégio Estadual Regente Feijó e graduada em Letra Português/Inglês pela UEPG.
Para a coordenadora do Programa de Imersão Dupla em Língua Portuguesa do estado de Utah, Silvia Juhas, o programa oferece uma troca importante entre professores e alunos, com oportunidade de aperfeiçoamento e aprendizado de novas técnicas educacionais.
“O critério de escolha dos selecionados foi principalmente o alinhamento do perfil do candidato, como formação acadêmica, experiência profissional e fluência no inglês”, destaca.
Os candidatos participaram de três etapas durante o processo de seleção – análise de documentos, entrevista em inglês e avaliação de uma experiência didática com alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental gravada em vídeo.
Os professores aprovados devem começar a trabalhar no mês de julho deste ano e permanecerão nos Estados Unidos pelo período de até três anos.
A cooperação entre o Estado de Utah e o Paraná foi firmada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em 2014, com o objetivo de promover um melhor conhecimento dos seus respectivos sistemas de ensino, oferecer oportunidade de crescimento profissional para os professores do Paraná e estabelecer a cooperação entre os diferentes profissionais.
da AeN