Estudos produzidos por professoras do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGG-UEPG) integram livro com a maior quantidade já produzida de pesquisas sobre ecologia em cidades nos trópicos. Silvia Méri Carvalho e Rosemeri Moro publicaram capítulos na Ecology of Tropical Cities (Ecologia das Cidades Tropicais, traduzido para o português).
Publicado pela Springer Nature, uma das maiores editoras de literatura científica, o livro reúne em 49 capítulos o trabalho de 220 cientistas, de 118 instituições. Assinam o livro pesquisadores do Brasil, México, Colômbia, India, Tanzânia, entres outros países, com distintas formações e áreas de pesquisa, que tornam o livro rico em diversidade cultural, assim como em estudos nas áreas de Geografia, Biologia e Arquitetura.
O PPGG promoveu, em 25 de outubro, evento de pré-lançamento do livro, no auditório do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação (CIPP), Campus Uvaranas, com a presença do biólogo Fábio Angeoletto, organizador do livro e professor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Durante a cerimônia, as professoras apresentaram suas pesquisas e falaram sobre a importância de participar desta obra diversa e abrangente.
A pró-reitora de Planejamento da UEPG, professora Andrea Tedesco, representou a Reitoria no evento. “A riqueza da obra é reflexo da diversidade de trabalhos que desenvolvemos em nosso Programa, composto por geógrafos, arquitetos, biólogos e diversos outros profissionais”, assegura. Tedesco destaca que a Universidade é o lugar ideal para o lançamento de um livro resultante de um trabalho acadêmico.
As professoras Silvia e Rosemeri trouxeram ao evento as pesquisas que se tornaram capítulos dos livros. Em sua apresentação, Silvia Méri falou sobre os capítulos 14 e 16, em que aborda, junto com outros pesquisadores de universidades do Brasil e México, métodos e indicadores para avaliar a qualidade de áreas verdes em espaços urbanos. Em seguida, a professora Rosemeri Moro apresentou pesquisas sobre biodiversidade em ambientes urbanos, com destaque para estudos realizados em Ponta Grossa, desenvolvidos junto à professora Silvia e com apoio de consultores ambientais do Paraná e outros estados.
“Uma experiência desafiadora e enriquecedora”, destaca. Assim descreve a professora Silvia sobre a sua participação. Além de pesquisadora, Silvia foi organizadora dos seus capítulos, o que, segundo ela, exigiu esforço e dedicação para coordenar uma equipe abrangente, com diferentes formações, mas igualmente focada na realização da tarefa. “A expectativa é que o nosso trabalho traga várias contribuições ao meio ambiente e à qualidade de vida, pois as propostas apresentadas buscam uma aplicabilidade em qualquer cidade, independentemente do país”, reforça.
A professora Rosemeri ressalta que o livro surge para preencher uma lacuna na Ciência. “Não existe obra similar, com esta envergadura, sobre a ecologia das cidades tropicais. Assim, alunos e pesquisadores do Brasil, assim como de outros países da América Latina, África e Ásia, terão a oportunidade de discutir um assunto tão caro”, afirma. Para a pesquisadora, a necessidade de o livro existir se justifica pelo seu alcance e abrangência de assuntos.
O engajamento dos mais de 200 autores também foi percebido pelo organizador do livro, professor Fábio Angeoletto, que aponta o protagonismo de pesquisadores de países do Sul Global como parte do sucesso para a realização da obra. Ele afirma que a participação da UEPG na obra é fruto da qualidade das pesquisas realizadas sobre o tema: “Entendo que o Programa de Pós-graduação em Geografia da UEPG possui ótimos pesquisadores, como as professoras Silvia e Rosemeri, que são referências em suas áreas”, pontua.
da assessoria