O Programa Bons Olhos Paraná entrega nesta semana mais 536 óculos gratuitamente a alunos da rede pública em seis municípios paranaenses. A ação, promovida pelo Governo do Estado, tem o objetivo de garantir melhores condições de aprendizagem e qualidade de vida para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
As entregas começam nesta quarta-feira (2) com a distribuição de óculos nos municípios de Cantagalo e Goioxim, onde serão entregues 149 e 113 unidades, respectivamente. Já na quinta-feira (3), será a vez dos estudantes de Palmital, Laranjal e Mato Rico, que receberão 113, 31 e 40 óculos. A ação termina ainda na quinta com a entrega de 90 unidades em Santa Maria do Oeste.
Desde seu lançamento, em abril deste ano, o Programa Bons Olhos Paraná já beneficiou 1.335 alunos em municípios como Itaperuçu, Agudos do Sul, Tunas do Paraná, Guaraqueçaba, Bocaiuva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Campo do Tenente e Morretes.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e financiada com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). O programa, que visa atender 67 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, prevê um investimento de R$ 5,5 milhões e a entrega gratuita de mais de 10 mil óculos a estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 93 municípios paranaenses. Os alunos passam por triagens e consultas oftalmológicas gratuitas realizadas previamente nas escolas.
Os óculos possuem lentes antirreflexo e armações de acetato, oferecendo conforto e qualidade. O foco não é apenas na correção de problemas visuais, mas também na prevenção da cegueira infantil e da baixa visão, contribuindo para o desempenho escolar e a inclusão social.
Para o secretário Rogério Carboni, o Programa Bons Olhos Paraná representa uma política pública que transforma a realidade dos estudantes paranaenses. “Contribuir para que essas crianças enxerguem melhor é investir no futuro, na educação e na dignidade que merecem”, afirmou.
da AEN