Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2025

Programa coordenado pela UEPG vence categoria do 5º Prêmio Conexão Inova

2025-02-26 às 11:04
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Talento Tech, Programa do Governo do Paraná e coordenado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), venceu a categoria “Políticas Públicas: ações em andamento”, do 5º Prêmio Conexão Inova, que reconhece projetos e pessoas inovadoras no setor público brasileiro. O projeto concorreu com outros quatro projetos nacionais e conquistou o primeiro lugar por meio de votação popular. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (25), e a premiação será entregue em junho, em Belo Horizonte.

A premiação é de iniciativa do Conexão Inovação Pública, uma rede com foco no setor público, que realiza ações de aprendizagem. “Que alegria poder comentar esta excelente notícia”, comemora o secretário de ciência e tecnologia e ensino superior do Paraná, Aldo Bona. “O Talento Tech é executado pelas nossas universidades estaduais, em parceria com a UEPG, mas [também] é fruto de uma articulação de diversas secretarias do Governo do Estado”. O secretário destacou os órgãos e instituições envolvidas na iniciativa. “Sem dúvidas, o Programa trará grande resultado na formação de talentos e na geração de desenvolvimento econômico e social para os municípios com o menor e IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] do Estado”, completa.

O secretário da Inovação, Alex Canziani celebrou a premiação e destacou a indicação do Concurso de Bengalas Instigantes, que também concorreu à premiação. “Das mais de 700 ideias que foram mandadas para concorrer, o Paraná, por meio da SEI, conseguiu ter dois projetos finalistas, e isso por si só já é uma grande vitória. É o Paraná mais uma vez sendo reconhecido por esse trabalho que estamos realizando frente à inovação”, afirmou.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, o programa Talento Tech, que terá mais mil vagas abertas em março, mostra o trabalho que o Governo do Estado tem realizado para que os jovens paranaenses tenham oportunidades reais em grandes empresas de tecnologia, sem que tenham de deixar suas cidades. “Vencer este prêmio de Inovação na votação popular traz muita alegria para a gente como gestor público porque mostra o reconhecimento, principalmente vindo dos alunos, que têm visto valor e resultado no programa Talento Tech. Vemos que eles estão se aplicando muito nas disciplinas e tirando grandes notas. Estamos mudando a realidade dessas famílias e, por consequência, dos municípios paranaenses que mais precisam”, disse.

O vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate, afirma que é uma grande satisfação para a Universidade liderar essa execução do Talento Tech, a partir da iniciativa do Governo do Estado. É um projeto bem ousado, bastante amplo, com um valor financiado dedicado a bolsas para os estudantes que permanecem nos 50 municípios com índices mais vulneráveis”. Ivo ressalta que isso tem um efeito direto na dinâmica desses municípios, “e principalmente capacita esses alunos que vão para as Big Techs. A UEPG tem sido muito demandada e tem respondido à altura”, comenta. “Estamos muito felizes com o desempenho desse processo e com essa premiação que só confirma a grande visão do governo em capacitar pessoas na área de TI”, finaliza.

A coordenadora do Projeto na UEPG, professora Paola Scortegagna comenta que receber esse reconhecimento é a confirmação do impacto transformador que esse programa tem gerado no Paraná. “Esse prêmio coroa um trabalho intenso e cotidiano desenvolvido pela UEPG, que, por meio de sua equipe técnica, coordenadores institucionais, assistentes presenciais e assistentes online, tem garantido a efetividade do programa em diversas regiões do estado”. Paola também destaca que o Talento Tech representa uma política pública inovadora, baseada na democratização do acesso à formação tecnológica e na criação de oportunidades concretas para jovens que desejam ingressar no setor de tecnologia e inovação, e reforça que esse reconhecimento foi possível graças ao compromisso institucional da Universidade e o apoio da Reitoria, “que tem sido fundamental para a consolidação e ampliação do programa”. Para ela, a premiação reforça a relevância da universidade pública como agente de desenvolvimento regional e social, “demonstrando que iniciativas estruturadas e comprometidas com a qualidade da educação podem transformar vidas e contribuir significativamente para a inovação no estado do Paraná.

Sobre o Programa

O Talento Tech é um programa de educação tecnológica oferecido pelo Governo do Paraná, por meio das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI); Planejamento (Seplan); Educação (Seed). O programa promove o ensino de programação e linguagem tecnológica, através de cursos oferecidos pelas universidades estaduais do Paraná, sob coordenação da UEPG e o seu Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).

O objetivo do Talento Tech é oferecer formação profissional a jovens formados no Ensino Médio ou que estejam nos anos iniciais de Ensino Superior, que morem nos cinquenta municípios com indicadores sociais mais baixos, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Com duração prevista de três anos, o Talento Tech irá formar mil profissionais anualmente, com o pagamento de bolsas mensais, no valor de até mil e quinhentos reais.

Na ocasião do lançamento do Programa, as estudantes Avril de Castro Stihler e Kaline dos Anjos Marche, naturais de Cerro Azul, comentaram sobre a iniciativa. Avril relatou que espera que o curso a possibilite trabalhar em alguma área relacionada à tecnologia. “Eu ainda não tenho nenhuma ambição de profissão que eu quero ser, mas acho que esse curso vai proporcionar várias opções que eu posso escolher o que eu quero trabalhar”, relata. Kaline também espera que o curso abra oportunidades e diz que trabalhar em uma empresa com o a Google seria um sonho. “Imagine, chegar em casa e dizer ‘vó, eu trabalho no Google’, seria incrível!”, declara.

Além de fornecer os cursos, o Talento Tech visa a oferta de empregos remotos para seus alunos, por meio de parcerias com grandes empresas do setor de tecnologia (Big Techs). O objetivo da parceria é fomentar a presença de profissionais especializados em tecnologia em todas as regiões do Paraná, por meio da permanência dos participantes em seus municípios de origem após a formação.

Quer conhecer melhor o Talento Tech? Acesse este link aqui.

da UEPG