O Centro de Educação Empreendedora (CEE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) concorre no 36º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia na categoria Pesquisador-Extensionista com o Programa de Educação Empreendedora. O prêmio visa estimular e promover a produção científica paranaense, dando visibilidade para profissionais e jovens que atuam com inovação e extensão e é promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).
O Programa de Educação Empreendedora é dirigido pela professora Cleise Tupich Hilgemberg e tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora dentro das comunidades através de palestras, seminários, cursos e participação em atividades práticas. Cleise comenta que o projeto busca desenvolver a capacidade de gestão, inovação e sustentabilidade na população.
Sobre o prêmio, Cleise comenta que a expectativa é de êxito, sendo um agraciamento às atividades desenvolvidas. “Poder participar deste prêmio já é uma grande vitória, pois podemos mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido por nossos acadêmicos e professores que participam das atividades do Centro de Educação Empreendedora”, afirma. A UEPG é a primeira instituição estadual a implementar em todos os seus órgãos características de empreendedorismo e inovação.
As atividades são promovidas em parceria com outros cursos, organizações, empresas e órgãos da UEPG, atendendo comunidade interna e externa em diversos segmentos. O programa também atende a demanda de qualificação para o mercado de trabalho, além de desenvolver atividades pedagógicas envolvendo alunos da instituição de forma a complementar e contribuir com as grades curriculares dos cursos da UEPG. “Isso possibilita cobrir a prática no ensino acadêmico desenvolvendo competências tais como capacidade analítica, habilidade para executar e principalmente levar às comunidades a capacidade de mudança na forma de aprendizado adaptativo”, afirma Cleise.
A diretora também afirma que o projeto oferta à comunidade treinamentos, cursos e palestras que gerem qualificação profissional e experiência na resolução de problemas reais. Além das atividades promovidas, Cleise comenta que desde 2015 o Programa de Educação Empreendedora desenvolve ações como o Encontro com Empreendedores; Disciplina de Empreendedorismo para professores em parceria com o Sebrae; Projetos desenvolvidos para a comunidade como o Desenvolvimento Econômico dos Bairros; e o Projeto Letramento Digital para escolas municipais de Ponta Grossa e Carambeí. Outro projeto em desenvolvimento é o Consultório financeiro, criado para auxiliar as famílias a gerenciar melhor suas finanças.
O prêmio
As categorias do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia são as seguintes: Pesquisador; Pesquisador- Extensionista; Estudante de Graduação: Inventor Independente: e Jornalismo Científico. Além de certificado, os vencedores recebem valor em dinheiro, tendo como base o vencimento do professor titular em regime de dedicação exclusiva das instituições estaduais de Ensino Superior.
da UEPG