Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Projeto da UFPR oferece curso on-line de foguetemodelismo no YouTube

2024-02-20 às 11:16
Foto: Thiago Lopes Quevedo

O foguetemodelismo, que envolve projetar, fabricar e testar motores-foguete e minifoguetes, tem um incentivo a interessados por meio do curso on-line do Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O curso é básico, portanto destinado a pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre foguetemodelismo ou a “fogueteiros” (praticantes de foguetemodelismo) que desconhecem a parte teórica. Minifoguete é um foguete real de pequenas dimensões, ou seja, é um veículo propulsado por motor-foguete e que atinge apogeu (altura máxima) de até 12 quilômetros.

Para incentivar a prática, que já tem competições sólidas no Brasil, o GFCS disponibilizou o curso no YouTube. As lições se baseiam na disciplina ofertada na graduação pelo professor Carlos Henrique Marchi, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR, também coordenador do GFCS e fogueteiro há quase 40 anos.

Quem procura certificado de conclusão deve fazer a inscrição no curso através do formulário disponibilizado on-line e cumprir os seis trabalhos propostos, obtendo média igual ou superior a 50. As aulas em vídeo estão organizadas em uma playlist, com acesso por este link.

O curso básico é composto por 27 aulas gravadas, que totalizam 45 horas. Segundo o projeto, o curso acumula mais de 30 mil acessos e 938 inscritos desde 2020, quando foi disponibilizado na plataforma de vídeos.

da UFPR