Marcio Pauliki, administrador e pré-candidato a prefeito de Ponta Grossa, foi o responsável pela lei estadual nº 18888/2016, que regulamenta o tratamento de equoterapia realizado pela Polícia Militar do Paraná. A iniciativa aconteceu em 2016, enquanto Marcio exercia o cargo de Deputado Estadual. Na época, a Polícia não possuía estrutura suficiente para atender toda a comunidade e a medida foi importante para que a instituição pudesse viabilizar mais recursos financeiros e aumentar o número de pacientes atendidos.
Para Ponta Grossa, o pré-candidato também planeja apoiar as entidades sociais que oferecem tratamentos de equoterapia, por meio do plano PG+200. “Hoje são centenas de crianças aguardando esta oportunidade que é uma questão de cidadania. Vamos em frente!”, afirma.
De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), a atividade é um método terapêutico que utiliza o cavalo em diversas atividades para melhorar o desenvolvimento de crianças e adultos com necessidades especiais. Além de proporcionar melhorias na coordenação motora, a atividade também ajuda a devolver autoestima e liberdade aos pacientes, melhorando a qualidade de vida e bem-estar de quem pratica.
Confira:
Foto: acervo pessoal