Mantido pela Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, o Conservatório de Música Maestro Paulino oferece aulas de musicalização para crianças a partir dos cinco anos de idade. Segundo o músico Christian de Sá Quimelli, que dá aulas de guitarra na instituição, quase sempre “sobram vagas” para a musicalização.
“Às vezes, abrem 50 vagas e tem 40 inscritos. Então, não tem nem seleção. A criança já entra direto. Se a criança entrar, primeiro, na musicalização, depois, na iniciação musical, que são três anos, ela entra, automaticamente, para algum instrumento”, destaca o professor.
Dessa forma, a criança já tem toda uma trajetória de aprendizagem musical garantida, no Conservatório, se ela for inscrita desde cedo. “Meu filho mais velho tem seis anos e, lógico, logo que eu pude, o coloquei no Conservatório. Ele toca teclado e ukulele. Ele é meu laboratório musical, testo minhas metodologias todas com ele”, diz.
De acordo com o professor do Conservatório, a música trabalha com a criança principalmente a concentração, “porque ela tem que mirar naquele objetivo, tem que conseguir vencer as notas da música. Também é um desafio, quando você consegue fazer a criança vencer esse desafio, a concentração dela é bem melhor”, diz.
Christian relata que, mesmo sendo professor de música, não está criando os próprios filhos para serem músicos. “Mas eu uso a música para tentar torná-los serem humanos melhores. Se eles quiserem, na adolescência, fazer uma banda de garagem, algum projeto, se quiser fazer Administração, mas ser músico hobbista, vai ter habilidade. Mas se não quiser fazer nada, vai ter passado pelo processo musical e esse processo é um ganho para a vida toda”, analisa.
“A música entra pelo processo de linguagem, principalmente na infância, então ele entende como outra língua. Por exemplo, a criança aprende Português e ‘musiquês’. A música aguça muito a linguagem e a matemática”, ressalta o professor.
O Conservatório Musical Maestro Paulino fica na Rua Frederico Wagner, 150, em Olarias. Mais informações pelo telefone (42) 3901-3038.