O Projeto Lua na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) volta a reunir o público interessado pelas Ciências do Espaço. As atividades são uma ação do grupo de astrônomos autodidatas da Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas (SPCA), com apoio da UEPG e Departamento de Administração. As ações acontecem no período da noite, a depender das condições do céu. Em abril, está prevista observação da Fase da Lua Crescente, nos dias 27 e 28.
A atividade principal do Projeto são observações do céu na UEPG Centro, na Praça Santos Andrade, durante evento aberto ao público. O professor coordenador, Maurício Kzamarech, comenta que priorizar a observação da Lua em boas condições climáticas é praxe do grupo. “Ela [a Lua] é o astro com maior quantidade de detalhes e está periodicamente disponível no céu noturno”, afirma.
Outro motivo para a escolha da Lua como objeto de observação inicial é que, com qualquer pequeno instrumento e não afetada pelas luzes artificiais, ela pode ser facilmente vista. Maurício comenta que as sessões preferencialmente acontecem durante a fase crescente da Lua, pois já é possível ver uma boa porção do astro. “Nessa fase, ao anoitecer, ela demonstra variedade de detalhes, até a planície onde pisaram os primeiros astronautas”, enfatiza. Como as atividades dependem de fatores climáticos, interessados em participar devem ficar atentos às divulgações que ocorrem na UEPG Centro e nas redes sociais da Universidade.
da UEPG