O processo, que seleciona professores temporários para atuarem na rede estadual em 2021, passou a contar com uma prova de conhecimentos, que será aplicada em 10 de janeiro nas 30 cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) do Paraná (as provas dos NRE Área Metropolitana Norte e Área Metropolitana Sul serão realizadas em Curitiba). A avaliação, que aconteceria no dia 20 de dezembro, foi adiada devido ao momento da pandemia no estado.
Já estão disponíveis no site do Cebraspe (empresa responsável pela organização da prova presencial) instruções para a realização da prova e informações sobre as medidas de proteção para evitar a transmissão do novo coronavírus. O protocolo de prevenção teve parecer favorável da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Entre as medidas tomadas, estão a higienização prévia dos locais de teste e disponibilização de álcool em gel para manuseio de objetos. Será obrigatório o uso de máscara, e todos os candidatos e funcionários vão passar por verificação de temperatura na entrada. Os candidatos também vão receber orientações para o distanciamento social na chegada, e as carteiras terão espaçamento mínimo de 1,5 metro.
O edital do processo seletivo prevê a contratação de pelo menos 4 mil profissionais para lecionarem nas unidades do estado em 2021. Na prática, contudo, ao longo do ano que vem, essas vagas serão ampliadas, chegando às mesmas 20 mil vagas temporárias atuais. Os salários podem chegar a até R$ 3.720. Aproximadamente 40 mil dos 47 mil candidatos tiveram a inscrição deferida para realizar a prova.