Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Sepam fomenta importância do esporte com realização dos Jogos Interséries

2021-10-21 às 18:32

O Colégio Pontagrossense Sepam iniciou, em outubro, o 41º Jogos Interséries Professor Altair Mongruel (Jispam). A iniciativa visa ao desenvolvimento e à formação dos alunos tanto sob o aspecto físico, como emocional e social.  Neste ano, as competições ocorrem até 26 de novembro, nas dependências da instituição, e envolvem estudantes da Educação Infantil até a 2ª série do Ensino Médio.

O Jispam é organizado em três etapas para atender às diferentes faixas etárias. De acordo com o coordenador de Esportes do Sepam, Ben Hur Chiconato, a intenção é possibilitar que as crianças participem dos jogos, mas de forma equivalente às habilidades e competências de cada idade.

Os estudantes do 6º ano ao Ensino Médio, participam das disputas nas modalidades de basquete, futsal, voleibol, handebol, queimada, xadrez e tênis de mesa. Já os alunos do 1º ao 5º ano têm as atividades realizadas durante as aulas de Educação Física, e envolvem apenas os fundamentos de esportes, como bola ao cesto, chute ao gol, saque livre e arremessos do handebol. Enquanto isso, os alunos da Educação Infantil participam de atividades lúdicas, direcionadas à pratica da atividade física e esportes.

Segundo Chiconato, a intenção do Jispam é possibilitar que os alunos da instituição tenham contato não só com as diversas modalidades, mas, também, com o aprendizado pessoal que o esporte proporciona. “A competição fortalece nos alunos a organização, incentiva a tomada de decisões, o trabalho em equipe, o controle das emoções e o sentimento do competir. Quando o esporte é bem conduzido, ele proporciona a possibilidade de adquirir valores, tanto na vida pessoal, quanto no âmbito profissional e estudantil”, destaca o coordenador, que possui especialização em Pedagogia do Esporte.

A contribuição do esporte para a saúde e formação do cidadão 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todas as pessoas sejam regularmente ativas para obter uma saúde física e mental de qualidade. Apesar da orientação, 47% dos brasileiros não atingem os níveis mínimos recomendados de atividade física, conforme pesquisa recente divulgada pelo órgão.

Além da organização do Jispam, o Colégio Sepam também incentiva os alunos desde pequenos na prática de atividade física, tanto por meio das aulas de Educação Física, quanto na participação em diversas competições a níveis municipal e estadual, com a realização de treinamentos específicos para diversas modalidades, como basquete, voleibol, handebol, futsal, ginástica rítmica, judô, xadrez, tênis de mesa, expressão corporal e taekwondo.

O atleta Leonardo Herai Borges, 16 anos, começou a praticar esportes no Sepam, aos cinco anos de idade. Na época, o garoto praticava futsal, judô e xadrez. Aos dez anos aventurou-se também no tênis de mesa. Apesar de gostar de vários esportes, foi no xadrez que o atleta obteve boa parte de suas conquistas. A modalidade lhe rendeu cinco conquistas do Campeonato Paranaense de Xadrez, Vice-Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar (2017), Vice-Campeonato Brasileiro no sub 14 (2019), Vice-Campeonato dos Juegos Sudamericanos Escolares (2019) e o título de Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar Online (2020). Os valores que o atleta elenca como os principais aprendidos com as experiências são senso de superação, disciplina e respeito.

“O Colégio tem uma estrutura de qualidade, somado a professores e técnicos com experiência. Dessa forma, os alunos aprendem e se animam desde cedo a praticar as atividades nas aulas de Educação Física. Graças ao esporte, pude me tornar a pessoa que sou hoje e tive a oportunidade de fazer amizades fora do estado e do país, além de eu poder aprender outras culturas”, sustenta o enxadrista, que recebeu o título de atleta modelo na abertura da edição de 2021 do Jispam. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (18).

Lívia Maraí Kincheski Marques, 16 anos, aluna do Ensino Médio do Colégio Sepam, viu no esporte uma forma de colocar o respeito, a disciplina, a otimização do tempo e a organização em prática. Praticante de handebol, voleibol e basquete, também foi na instituição que ela deu os primeiros passos da iniciação esportiva. “Estar em ambientes esportivos é onde eu sinto que sou eu mesma, é quando sei que posso me sentir livre e aproveitar ao máximo o meu tempo, com bastante alegria. As atividades esportivas me tornam uma pessoa melhor, mais sociável e com disciplina em todas as áreas de minha vida”, finaliza a estudante.

Matrículas 2022 

O incentivo ao esporte e a disponibilização da estrutura para a prática das atividades esportivas é apenas um dos diferenciais do Colégio Sepam, de Ponta Grossa. A instituição conta também com aulas de robótica; High School, em parceria com a Universidade de Missouri, dos Estados Unidos; implementação do programa de educação socioemocional Líder em Mim; aulas de yoga e incentivo às práticas saudáveis no dia a dia; além de aulas de dança, música, teatro e ginástica.

As matrículas para o ano de 2022 já podem ser feitas por meio do site do Sepam. Para mais informações, contate o (42) 3225-2677.

da Assessoria