Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025

Simpósio de Educação Física marca 50 anos do curso na UEPG

2024-11-22 às 16:45
Foto: Fabio Ansolin

O Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Dedufis-UEPG) promoveu, de 18 a 21 de novembro, a 23ª edição do Simpósio de Educação Física do Sul do Brasil. O evento marcou o cinquentenário do curso da UEPG e teve como subtítulo ’50 Anos de Movimento: Jubileu de Ouro da Educação Física UEPG – Tradição e Inovação no Sul do Brasil’. O Simpósio teve palestra de abertura, apresentação de trabalhos e também recebeu o 2º Encontro de Profissionais de Educação Física, da Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa.

A conferência de abertura do Simpósio, realizada na noite de segunda-feira (18), teve como tema “O Professor de Educação Física: uma trajetória de vida”. A palestra foi ministrada pelo professor Luiz Delmar da Costa Lima, integrante da comissão técnica das seleções masculina e feminina de voleibol e professor aposentado da Universidade Estadual de Goiás. Na terça (19), 59 trabalhos acadêmicos foram apresentados, divididos entre as temáticas Educação Física e Reabilitação; Esporte Lazer e Sociedade; Performance e Desempenho; Saúde e Qualidade de Vida; e Educação Física Escolar. Já na quinta (19), o Simpósio recebeu o 2º Encontro de Profissionais de Educação Física, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa.

O professor Miguel Archanjo de Freitas Junior, coordenador geral do Simpósio e pró-reitor de Graduação da UEPG, destaca a participação dos acadêmicos em todo o processo de organização do evento. “É uma forma de aprender com a prática: os alunos aprendem os conceitos em sala de aula e vivenciam no planejamento, organização e execução do evento; o que proporciona um processo formativo denso e significativo, pois eles precisam resolver problemas reais”, reflete. “Cabe ainda destacar que a participação dos professores do departamento de Educação Física que se uniram para a retomada deste evento”, acrescenta.

“O evento foi um momento ímpar para celebrarmos a ciência, fortalecer a pesquisa e fomentar o desenvolvimento do curso de Educação Física da UEPG, confirmando o compromisso de nossa instituição com a excelência acadêmica e com a transformação social por meio do conhecimento”, completa a professora Heleise Oliveira, uma das coordenadoras da sessão científica. Nesta sexta (22), o Simpósio chega ao fim com jantar de encerramento, em que serão homenageados professores históricos e docentes atuais do curso.

Ciência

A acadêmica Stefany Elize Beraldi Kruger, do 2º ano do bacharelado em Educação Física, já tinha apresentado os resultados da sua pesquisa no Conex e, agora, pôde apresentar no Simpósio. “Foi uma experiência boa e muito legal, que colabora no nosso crescimento acadêmico”, pensa Stefany. O trabalho, realizado em conjunto com o projeto de extensão ‘Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho’, pesquisa o impacto da ginástica laboral em dores osteomusculares e na qualidade de vida. “É um tema muito relevante e pouco conhecido, repassar isso para outras pessoas é muito importante”, adiciona.

“Os trabalhos apresentados foram de altíssimo nível, evidenciando a qualidade e a dedicação de nossos alunos, professores e pesquisadores. Eles abordaram temas diversos, o que reflete a amplitude e a complexidade do campo da Educação Física”, avalia a professora Heleise Oliveira. “A Sessão Científica também cumpriu um papel essencial ao proporcionar um espaço de diálogo entre pesquisadores, estudantes e profissionais”, soma.

Freitas Junior destaca a presença de pesquisadores com diferentes níveis de formação na mesma sessão. “Tivemos alunos que estão iniciando no mundo da pesquisa, compartilhando conhecimento com doutores/pesquisadores consagrados e isto para nós foi muito significativo, pois desta maneira mantemos um ciclo virtuoso”, considera. “Pela primeira vez na história do Simpósio, tivemos a participação de alunos do ensino médio, que apresentaram seus trabalhos e já estão se aproximando da realidade do curso e da vida universitária”, complementa.

da assessoria