Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

“Só não consegue quem desiste”: Após 16 vestibulares, jovem de PG celebra matrícula em Medicina na UEPG

2021-10-11 às 20:15

Uma jovem de Ponta Grossa usou as redes sociais para celebrar a matrícula no curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O post com ar de desabafo e carregado de emoção parece com o de qualquer outro calouro, exceto pelo fato de que Amanda Bahls, de 24 anos, prestou 16 vestibulares na UEPG até conseguir realizar o sonho.

Desde pequena, a filha do Alexandro, militar do Exército, e da Rosângela, manicure,  afirmava que seria médica. Queria servir ao próximo, ajudar alguém com a sua profissão, que ela via como vocação. No segundo ano do Ensino Médio, cursado no Colégio Estadual Agrícola Augusto Ribas, ela já fez o primeiro vestibular, como um teste. Depois, vieram muitos outros.

“Foram, no total, 16 vestibulares somente da UEPG, desde 2013 até 2021. Realizei vestibulares da UEM, Unicentro, Unioeste, UEL, UFSC e também fiz o Enem por vários anos”, recorda a caloura.

Desde que saiu do colégio, Amanda se dedicava exclusivamente aos estudos, uma rotina exaustiva. “Ao longo da minha preparação eu testei vários métodos de estudos, até chegar em alguma técnica que funcionasse para mim. O estudo era intenso, com uma rotina quase fixa de 8h de estudos por dia. Nos primeiros anos eu cheguei a fazer 12h de estudos, mas eu não tinha quase nenhum lazer e abdiquei de tempo de descanso”, explica a jovem.

Com tantas reprovações e tendo ficado algumas vezes na fila de espera, Amanda confessa que pensou em desistir, e que sempre ouvia a pergunta: ‘por que você não tenta outra coisa?’. “Apesar das dúvidas, eu sempre ergui a cabeça, muitas vezes com lágrimas no rosto, e me voltei à conquista do meu sonho, sempre orando ao Pai e pedindo que a vontade dEle fosse feita, com o apoio do meu pai, de minha mãe e da minha irmã, que sofreram comigo e presenciaram as minhas dificuldades diariamente”, recorda Bahls.

O resultado tão esperado demorou, mas chegou. No vestibular 2020 da UEPG, Amanda fez 5130 pontos, ficou na lista de espera e foi chamada. “Foi indescritível! Senti um alívio de imediato e tive certeza de que todo o esforço, todo o tempo que eu e minha família dedicamos para essa conquista valeu muito, muito a pena! Olhava pra tela do computador e só conseguia chorar”, conta a estudante.

Na última sexta-feira (8) Amanda realizou a matrícula no curso. A alegria foi compartilhada com os amigos em uma publicação no Facebook. “Não há palavras que sejam capazes de descrever o que eu senti ao ver ‘Parabéns! Você foi matriculada com êxito. Seja bem-vinda. Você é acadêmica UEPG!'”, escreveu a caloura. Amanda também relembrou da frase que ela sempre trazia à memória quando batia o desânimo: “Só não consegue quem desiste”, escreveu Bahls.