Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

UEL define normas do Vestibular 2025 e divulga quantidade de vagas ofertadas

2024-05-25 às 14:00
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) tornou públicas nesta sexta-feira (24) definições importantes relacionadas ao Vestibular UEL 2025 envolvendo as normas do processo seletivo, o número de vagas ofertadas e o preço público da inscrição. Conforme a Resolução Cepe nº 026/2024, aprovada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), serão ofertadas 2.544 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações.

Constam ainda no documento as diversas regras para o processo seletivo, como o número de vagas para cada curso e as três disciplinas cobradas na Prova de Conhecimentos Específicos, sendo a de Sociologia obrigatória para todos os cursos, incluindo o novo curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA). O Manual do Candidato 2024, que contém o conteúdo programático do concurso, será divulgado até 1º de julho, segundo a Cops.

Nesta semana, o Conselho de Administração (CA) da UEL definiu o preço público da inscrição do Vestibular UEL 2025. Para a edição deste ano o preço público fixado foi de R$ 181,00. A Resolução CA nº 022/2024 foi publicada no site da Cops.

Segundo a coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Sandra Garcia, o reajuste foi necessário em decorrência dos custos estimados para a realização do vestibular. “O Conselho de Administração da UEL levou em consideração o índice inflacionário dos preços do último ano, acumulado em 3,14%, elevando o valor em cinco reais em comparação com a edição anterior, R$ 176,00”, disse.

Outra novidade, conforme a resolução do Cepe, é que para os cursos com concorrência igual ou menor a um candidato por vaga a prova passa a ser classificatória, ou seja, desde que o candidato não tenha nota final zero, ele será classificado no Processo Seletivo Vestibular 2025.

Isenção

A Cops reforça que os candidatos interessados na isenção do pagamento têm até as 17h do dia 6 de junho para solicitarem o direito por meio do Número de Identificação Social (NIS), atribuído por meio do CadÚnico. Neste caso, a isenção será integral, considerando o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, conforme Decreto Federal nº 6.135/2007. O candidato deverá ser membro de família de baixa renda, nos termos do mesmo decreto.

Em seguida, entre os dias 18 de junho e 1º de julho, o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) realizará o processo de análise socioeconômica. Por meio desta modalidade, os candidatos podem obter desconto integral e parcial, de 30% e 50% do valor da inscrição.

Com o objetivo de garantir que os candidatos interessados na isenção não percam o direito, a UEL e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina reforçarão as informações sobre as regras e, principalmente, os documentos necessários, junto às escolas da rede estadual de educação.

As inscrições para o Vestibular UEL 2025 terão início no dia 18 de julho e somente serão efetivadas mediante o pagamento do preço público, que também pode ser feito via PIX.

Fase única

Com a mudança do formato aprovada em dezembro do ano passado, o vestibular da UEL será em fase única, com dois dias de aplicação – neste ano, em 17 e 18 de novembro para as Provas de Conhecimentos Gerais; Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, respectivamente. As provas de Habilidades Específicas (PHE) serão aplicadas antes, no dia 29 de setembro, somente para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música.

Confira aqui o cronograma.

da AEN