Segunda-feira, 22 de Abril de 2024

UEPG abre inscrições para cursos de Mestrado e Doutorado

2024-02-21 às 14:51
Foto: Jéssica Natal

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação (Propesp), está com inscrições abertas para seis cursos de Mestrado. A plataforma Acad traz informações dos Mestrados em Ciências; Computação Aplicada; Ensino de História; Engenharia Sanitária e Ambiental; Educação Inclusiva; e Engenharia e Ciência de Materiais. Ainda está disponível o curso de Doutorado em Ciências e de Pós-Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas.

São até 20 vagas para o Mestrado e até dez para o Doutorado em Ciências. São linhas de pesquisa do Programa as áreas de Física Ambiental, Física de Materiais e Física Teórica. As inscrições estão abertas até 10 de março. No programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, as vagas são voltadas a alunos especiais, nas disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores; Banco de dados; Bases Bioquímicas e Moleculares para Bioinformática; Fundamentos de Inteligência Artificial; e Sensores e Atuadores para Agricultura e Meio Ambiente. Os interessados podem se inscrever até 28 de fevereiro.

O Mestrado Profissional em Ensino de História, com inscrições abertas até 01 de março, é um programa em rede, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que reúne 39 instituições em todo país. O curso é destinado a professores de História da Educação Básica, que atuam em qualquer etapa, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Para participar, os candidatos devem comprovar atuação em sala de aula. Até 08 de março, a Pós em Engenharia Sanitária e Ambiental recebe inscrições de alunos regulares. As linhas de pesquisa são Recursos Hídricos e Meio Ambiente; e Tratamento de Água de Abastecimento e Águas Residuárias.

Outro Mestrado Profissional com inscrições abertas é o de Educação Inclusiva, com prazo de envio de formulário até 23 de fevereiro. Podem se candidatar os formados em um curso de licenciatura e que sejam professores concursados na rede pública de ensino na educação básica, com atuação em sala regular ou no atendimento educacional especializado. Até 22 de fevereiro, o Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais recebe candidaturas ao curso. São habilitados à inscrição todos os alunos com títulos de graduação ou graduandos do último ano de Engenharia de Materiais ou áreas correlatas. A área de concentração do Programa é de Desenvolvimento e Caracterização de Materiais. A Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas tem edital aberto para fluxo contínuo no seu curso de pós-doutorado.

Na área de cursos Lato Sensu, são três cursos de especialização com inscrições abertas: Radiologia Odontológica e Imaginologia; Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; e Educação Digital para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ainda, há cursos na área de residência médica e multiprofissional. Todas as informações estão na plataforma Acad, no link aqui.

da assessoria