A universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está entre os destaques da revista Times Higher Education (THE), que lista as principais instituições da região da América Latina e Caribe. O ranking de 2020 incluiu 166 universidades em 13 países.
Neste ano, a UEPG figura na posição 65 do ranking. Entre as universidades estaduais paranaenses que participaram, a UEPG está em 2° lugar, e entre as universidades paranaenses públicas e privadas, ocupa a 4° posição.
Os indicadores de desempenho considerados neste ranking são agrupados em cinco áreas: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).
A diretoria de avaliação institucional, Elismara Zaias Kailer, aponta que a UEPG teve um avanço significativo nos últimos anos. “Em 2018 a instituição ocupou a posição 91-100, em 2019 ficou entre 81-90 e em 2020 na posição 65. O resultado revela o esforço coletivo da universidade e todo o trabalho desenvolvido com o ensino, pesquisa, extensão e as questões de internacionalização”, conta.
Segundo o Reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, “a cresceste melhoria no posicionamento do ranking realizado pela revista THE, e em ouros rankings, mostra um amadurecimento da universidade como um todo em suas várias áreas e demonstra que a instituição vem ocupando um espaço de excelência no Brasil e no mundo”, diz.
O Reitor também ressalta que a administração atual da UEPG tem trabalhado em todos os sentidos para que a universidade seja cada vez mais reconhecida. “Queremos que os nossos alunos, professores e agentes sintam ainda mais orgulho de pertencer a uma das universidades melhor avaliadas do sistema universitário mundial”.
Conheça a posição das instituições do Paraná
UFPR – 22ª
PUCPR – 47ª
UEL – 50ª
UEPG – 65ª
UTF – 74ª
UEM – 81ª
UNIOESTE – 101/125ª
Confira o resultado completo no site.
Informações/Foto: UEPG