Segunda-feira, 26 de Maio de 2025

UEPG conquista 16 medalhas nos Jogos Universitários do Paraná 2023

2023-07-18 às 16:54
Foto: Secretaria de Estado do Esporte

Alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) voltaram de Apucarana com medalhas no peito. Os 62ºˢ Jogos Universitários do Paraná (JUPs) encerraram nesta quinta-feira (13), após seis dias de competições, com 139 atletas da instituição, para as modalidades individuais e em grupo. A edição de 2023 deu 16 medalhas para alunos da UEPG, o que classificou a universidade como a sexta melhor, dentre as 21 competidoras – a terceira dentre as estaduais do Paraná. A atividade foi organizada pela Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR-UEPG).

A UEPG foi destaque nas modalidades individuais: duas medalhas de ouro (1 atletismo e 1 xadrez); quatro de prata (2 atletismo, 1 acadêmico e 1 judô); e 11 medalhas de bronze (4 Atletismo, 3 Natação, 2 Judô, 1 Tênis de mesa, 1 Xadrez), além de um troféu no xadrez feminino. Fabiana Maciel, acadêmica do segundo ano de Licenciatura em Educação Física, voltou para casa com três medalhas e o troféu. Seu forte é o Xadrez – campeã invicta na prova de relâmpago, Fabiana ficou em terceiro na prova rápida e conquistou o troféu de segundo lugar na de equipes. “A experiência que eu tive foi incrível. A sensação de subir no pódio, estar entre as melhores na modalidade e representar a UEPG é muito gratificante”, destaca.

Antes da vitória, veio o preparo. “Sempre que eu tinha um tempo, observava quem seriam minhas adversárias e estudava algumas partidas, para manter o ritmo de jogo”. Para a estudante, fica o sentimento de dever cumprido por ter dado o máximo de si. “Apesar do cansaço corporal e mental por conta da viagem, me esforcei para representar o nome da instituição da melhor maneira possível”.

Preparo

José Linhares de Lara Neto conquistou o segundo lugar no Judô, modalidade Sênior -100kg.  “É sempre um prazer e uma responsabilidade representar o Departamento de Educação Física da UEPG, ainda mais quando se trata de uma competição tão séria e de alto nível como os JUPs”, conta. O resultado de 2023 foi superior ao ano anterior, em que José conquistou o terceito lugar na mesma categoria. “Foram 4 meses de abdicação, disciplina e muita força de vontade me preparando física e psicologicamente para essa competição”.

Apesar de alguns desafios, o aluno do último ano do curso de Educação Física se diz feliz pelas conquistas. “Apesar de vencer algumas lutas na competição, o verdadeiro princípio do Judô é o de vencer o próprio ser, nossa ignorância, nossos medos e nosso ego. Obrigado a equipe do CDR e UEPG Grossa por me proporcionar um momento tão mágico”, completa.

O terceiro lugar na categoria de Judô feminino, até 57Kg, veio para a acadêmica Isabella Moraes. “Foi muito gratificante representar a UEPG no meu esporte, dei o meu melhor no campeonato e saí satisfeita com o resultado”, destaca. O objetivo agora é corrigir os erros e se preparar os Jogos de 2024. “Mesmo com o dia a dia super corrido e cheio de compromissos, sempre dei um jeito de encaixar meus treinos e me dediquei ao máximo em cada um deles. Estou muito feliz e só tenho a agradecer, aos professores e amigos que me apoiaram”, declara.

Desempenho

O coordenador do CDR, professor Rodolfo Dellagrana, ressalta que foi o desempenho da delegação foi bom, principalmente nas modalidades individuais. “Para o ano que vem, temos algumas coisas para melhorar, pensando em organização e planejamento, como treinamentos para algumas modalidades individuais, e aí organizar desde o início do ano letivo, para tentar melhorar os resultados”, destaca.

Nas categorias individuais, os alunos se classificaram no Basquete Feminino (4º lugar);  Basquetebol Masculino (10º lugar);  Futsal Feminino (10º lugar);  Futsal Masculino (4º lugar);  Handebol Feminino (8º lugar); Handebol Masculino (5º lugar); Voleibol Feminino (10º lugar); e Voleibol Masculino (8º lugar). O professor Diego Petyk, avalia que o desempenho dos alunos foi positiva. “Tendo em vista o pouco tempo de preparação que tivemos para os Jogos, tivemos bons destaques, principalmente nas categorias individuais”, explica.  Para 2024, o planejamento é oferecer mais condições de treinamento para os alunos. “Iremos trabalhando para viabilizar melhores condições para os nossos atletas. A meta agora é melhorar nossa estrutura e quem sabe conseguir melhores colocações na edição de 2024”, finaliza.

da UEPG