Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024

UEPG entrega absorventes a mulheres privadas de liberdade

2024-10-24 às 19:25
Foto: Aline Jasper

A dignidade e o bem-estar em foco. Nesta terça-feira (22), o Projeto Novo Ciclo realizou a entrega de 1280 absorventes a mulheres privadas de liberdade da Cadeia Pública Hildebrando de Souza. Coordenado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o projeto fornece produtos de higiene e promove a autonomia e o empoderamento às mulheres.

O Novo Ciclo é um projeto-piloto e pioneiro, que combate a pobreza menstrual carcerária, com treinamento das trabalhadoras. A iniciativa também promove a remição de pena dentro do Hildebrando de Souza: a cada três dias trabalhados, os reeducandos podem abater um dia de suas penas. O professor Rauli Gross, chefe de gabinete da Reitoria da UEPG, destacou o impacto positivo de reintegração social das participantes. “Esse projeto não só fornece itens de higiene, mas também ensina habilidades valiosas que podem ser utilizadas fora das paredes da prisão”, pontuou.

Foto: Polícia Penal

A entrega dos absorventes foi recebida com entusiasmo pelas mulheres privadas de liberdade, que expressaram gratidão pela iniciativa. “É uma sensação boa saber que estamos sendo cuidadas e que nossos direitos estão sendo reconhecidos”, disse uma delas.

Durante a cerimônia de entrega, o diretor da unidade, Acir Portela, destacou a parceria com a comunidade acadêmica e o auxílio do Conselho da Comunidade. “Estamos comprometidos em garantir que todas as mulheres privadas de liberdade tenham acesso a produtos essenciais, refletindo nosso respeito por sua saúde e dignidade”, afirmou.

Eramar Toniolo, presidente do Conselho da Comunidade, disse que a entrega dos absorventes é um passo importante para a humanização do sistema prisional. “Acreditamos que todas as mulheres merecem cuidados e respeito, independentemente de sua situação”, finalizou.

da assessoria