Em meio à emoção, lágrimas de orgulho e momentos marcantes, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) celebrou, na noite de ontem, 6 de março, a colação de grau de trinta e seis estudantes do Campus Telêmaco Borba. A Formatura Institucional dos acadêmicos de Direito e Licenciatura em Pedagogia, na modalidade Educação à Distância, ocorreu no auditório Teatro Municipal Sírio de Castro Ribas Júnior e contou com a presença de familiares, amores, amigos e professores, que assistiram e comemoraram o fim de uma etapa na vida dos novos profissionais.
Os formandos de Telêmaco Borba somam-se aos 888 acadêmicos formados pela UEPG, na semana passada, em Ponta Grossa. Além dos diplomas, foram entregues láureas acadêmicas para sete alunos do curso de Pedagogia, pelo seu desempenho na graduação. Durante a cerimônia, foram feitas homenagens àqueles que partiram, em especial Julia Ribeiro dos Santos, que faleceu em 2021, enquanto cursava Direito. “Mesmo diante de muitos pesares, felicitamos a vida, permanência e passagem de Julia em nossas vidas”, exalta o formando Nicolas Sabino Parmezan em seu discurso em homenagem à colega de turma.
Estiveram à frente da cerimônia, na mesa de autoridades o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate; o diretor do Campus Telêmaco Borba, professor Kleber Cazzaro; a coordenadora do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância (Nutead), professora Patrícia Wosgrau Freitas; a vice-prefeita de Telêmaco Borba, Rita Mara de Paula Araújo; coordenadores dos cursos, professores e funcionários homenageados.
O vice-reitor da UEPG cumprimentou os formandos com discurso que exaltou a tradição da UEPG em formar profissionais de excelência. “A UEPG se alegra sobremaneira em estar, nesta data festiva, entregando à sociedade, novos profissionais altamente qualificados para que atuem de forma ética e responsável, devolvendo à sociedade todo o conhecimento adquirido”. O vice-reitor também pediu aos formandos sensibilidade e atenção aos que mais necessitam: “Como egresso da UEPG, peço que não se esqueçam dos mais pobres, pessoas que ajudaram a financiar os nossos estudos e fizeram isso com o suor do trabalho árduo”.
“Se um dia tiverem que escolher entre o que é certo e o que é fácil, escolham o que é justo”. Com declarações como esta, o paraninfo da noite, o professor de Direito Vitor Hugo Fogaça felicitou os novos profissionais. Ele pediu aos recém-diplomados professores e bacharéis em Direito sabedoria no uso de suas profissões e reflexão na escolha dos caminhos trilhados. “A partir de hoje, cada um será fruto de sua própria intuição. Por vezes, as decisões tomadas serão equivocadas, mas são elas que lhes proporcionarão o acerto”, finaliza o paraninfo, na certeza que tornará a encontrar seus alunos no mundo profissional.
Para Maria Eduarda dos Santos Xavier, formada em Pedagogia na modalidade a Distância, o momento representa a realização de um sonho, concretizado com muito esforço. Mesmo conhecendo alguns de seus colegas pela primeira vez, naquela noite, ela destaca que a alegria é compartilhada por todos. “A distância não nos impediu de superar desafios juntos, com muita ajuda e companheirismo. Muito feliz de compartilhar este momento com quem viveu a experiência comigo. A pedagoga revela que seus planos incluem finalizar sua segunda graduação, em Psicologia.
Durante a colação, não faltaram homenagens aos familiares. O formando Alceri Pinto Moreiro, do curso de Direito, dedicou sua conquista à família, principalmente sua filha. “O tempo não se multiplica. E o tempo que estive dedicado à graduação e ao TCC foram momentos que abri mão de estar com minha filha. Eu agradeço muito a ela e a minha família pelo papel fundamental nesse processo”. Para Alceri o sentimento de finalizar a graduação em Direito, sua terceira, é de alívio e orgulho.
da UEPG