Terça-feira, 23 de Julho de 2024

UEPG inicia aulas do curso de Formação para Ações Articuladoras

2023-05-10 às 08:51
Foto: Gabriel Miguel

Na última quinta-feira (04), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu a visita do professor Aldo Nelson Bona, Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Governo do Paraná, durante o lançamento e primeira aula do Curso de Formação para Ações Articuladoras do Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Estiveram presentes na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) o reitor Miguel Sanches Neto, o vice-reitor Ivo Mottin Demiate,  Pró-Reitores da UEPG e Pró-Reitores da região sul do país.

O Secretário destacou o comprometimento do Paraná com as Universidades. “Pudemos reforçar nessa ocasião o compromisso do Paraná com a ação extensionista através dos editais que lançamos, e por isso encontrar tantos coordenadores e professores comprometidos que estão vivendo a curricularização da extensão é sem dúvidas uma ótima troca de experiência”, completa.

Para o reitor da UEPG, o momento de lançamento do curso é oportuno pela curricularização da extensão, em que a sociedade e comunidade se encontram horizontalmente. “Orgulha-nos, enquanto instituição, sediar e receber o curso. Derrubar os muros entre a universidade e comunidade é o lema desta gestão, pois não podemos nos isolar dentro de limitações físicas ou de atuação”, reforça. Sanches ainda destacou que a instituição segue comprometida e responsabilizada para transformar a sociedade, com o apoio da Proex e Seti.

O Curso de Formação é uma iniciativa da Seti, em parceria com a Universidade Virtual do Paraná, coordenado pela professora da UEPG,  Édina Schimanski. Ela comenta que o curso vai instrumentar professores, alunos e agentes da instituição. “O curso é importante para o Paraná, que é fruto da política de extensão lançada em novembro passado, o primeiro grande curso da escola de extensão do estado”, completa.

O curso teve as 500 vagas preenchidas e atualmente conta com uma lista de espera de 300 candidatos. “O curso e a extensão para a comunidade são formas de levar a prática dos alunos para o protagonismo junto à comunidade, podendo contribuir com o crescimento social e educacional”, celebra Maria Salete Marcon Gomes Vaz, pró-reitora da Proex.

Na oportunidade, também foi apresentado o 41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), cuja última edição foi realizada pela última vez na UEPG em 1986 e, em 2023, terá apresentações e debates em torno do tema: “Extensão Curricular: Interfaces entre Ciência, Comunidade e Política”. O Seurs acontece entre 25 e 27 de outubro.

da UEPG