A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) retomou o calendário letivo na manhã de hoje (20), através de aulas remotas. Em razão da pandemia do covid-19, as atividades presenciais estão suspensas desde 16 de março. Entre maio e julho, a UEPG esteve em uma etapa transicional, na qual a comunidade acadêmica foi treinada e preparada para as aulas remotas.
O pró-reitor de graduação Carlos Willians Jacques Morais explica que a UEPG retomou suas atividades gradativamente. “No período transicional, várias atividades de extensão e pesquisa foram retomadas”, considera Morais. “Os cursos tem se empenhado para o retorno das aulas e a instituição encontra-se preparada para a retomada do ensino letivo”, completa.
No último mês, a UEPG ofertou tutoriais para preparar professores e estudantes para o ensino remoto. “Disponibilizamos uma série de tutoriais para garantir que todos tenham acesso ao aplicativo Google Classroom. Para as atividades, os alunos e professores utilizam um e-mail institucional para acessar os conteúdos”, relata. Morais salienta que o ensino remoto é uma forma da instituição promover uma cultura digital dentro das atividades letivas.
“Os desafios das aulas remotas podemos dividir em 3 pilares: conteúdo, plataforma e acesso. Sendo que em dois destes pilares o NTI tem um grande envolvimento”, explica o técnico de informática da UEPG Luiz Gustavo. A plataforma utilizada pela UEPG para as aulas remotas é o Google Classroom e o Google Meet. “Consideramos essas plataformas adequadas para as atividades e de fácil uso tanto pelos professores quanto pelos acadêmicos”, complementa.
Gustavo ressalta o papel da universidade em garantir as melhores condições para que os acadêmicos não tenham dificuldade de acesso. “A UEPG está empreendendo diversas ações em múltiplas frentes para dar, principalmente ao acadêmico, as condições necessárias para se adaptar a este modelo de ensino”, destaca. Na semana passada, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) entregou celulares e notebooks para integrantes da comunidade acadêmica sem condições de acompanhar as aulas remotas.
Da Assessoria