Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio das Pró-Reitorias de Recursos Humanos (ProRH) e de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), preparou atividades de homenagem a servidoras e professoras da instituição, na próxima quarta-feira (08).
A quarta-feira começa com exposição na Proex, promovida pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC). A Galeria de Arte terá 19 obras feitas por mulheres da região, para valorizar o olhar de artistas locais. A exposição vem acompanhada de debate. No mesmo dia, às 19h, acontecerá a mesa redonda ‘Mulheres, Olhares e Diálogos’, no auditório da Proex. O evento é gratuito e conta com participação de pesquisadoras, ativistas e membros a sociedade civil.
O diretor da DAC, Nelson Silva Júnior, explica que a mesa redonda abre um debate para além do 08 de março. “Pensamos em estender a programação e trazer uma mesa heterogênea, com olhares diferentes, para estabelecer um diálogo com a plateia sobre olhares e perspectivas da mulher”, ressalta.
As ações da ProRH foram organizadas por um grupo da Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho, servidores, docentes e profissionais dos Hospitais da UEPG. Segundo a pró-reitora de Recursos Humanos, Eliane de Fátima Rauski, as atividades são um convite para fortalecer o relacionamento entre a instituição e as profissionais. “Queremos externalizar que a UEPG valoriza o importante papel da mulher no contexto institucional, além de enaltecer a presença feminina na UEPG”, destaca.
A quarta-feira (08) começa com com música e café da manhã no Restaurante Universitário (RU) do Campus Uvaranas, a partir das 07h30. Os momentos musicais seguem ao longo do dia, com Higor de Quadros Ávila Santana e Silvestre Alves: às 9h no prédio da Reitoria; às 10h30, no RU do Centro; e às 14h no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic).
A programação também reservou dois momentos de consultas poéticas, com Renata Regis Florisbelo – 9h no prédio da Reitoria e 14h no Caic. A atividade traz cultura para as mulheres, que poderão conhecer o caráter terapêutico da poesia, conforme explica Renata. “Nada mais justo do que carregar a data com significado cultural e poético, valorizando a sintonia existente entre os atributos femininos e a poesia”.
Demais atividades
Os Hospitais da UEPG terão atividades voltas às servidoras – das 8h às 19h, acontecem sessões de Barras de Access; palestras sobre saúde feminina, no auditório do HU; e um café da tarde para as profissionais, às 16h. O Ambulatório de Saúde Integrativa (ASI) promove transmissão ao vivo, às 19h, da palestra “Ser Mulher! Qual seu lugar no mundo?”, ministrada por Edilvana Maria Graff e Renata Regis Florisbelo. A atividade emitirá certificado de horas, com inscrição pelo link aqui.
da UEPG