A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) esteve na última quinta-feira (28), em Sucre, capital da Bolívia, para comemorar os 400 anos da Universidade San Francisco Xavier de Chuquisaca (USFX). A instituição foi representada pelo reitor, Miguel Sanches Neto, e os professores Luiz Fernando de Souza, do Departamento de Turismo, e Marilisa do Rocio Oliveira, do Departamento de Administração. Além das comemorações oficiais, que contaram com a presença de autoridades acadêmicas da América do Sul e da Espanha, houve a assinatura de um convênio com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp).
Miguel Sanches Neto ressaltou a importância de uma parceria como esta, que permitirá a ampla cooperação entre as instituições de ensino superior do Paraná e a USFX. “É uma honra para o continente ter uma universidade de 400 anos que está completamente vinculada à independência da Bolívia e aos movimentos de independência da América Latina”. Para ele, a relação entre a universidade e a história das regiões é muito profícua. “A força de Sucre e a força da Universidade San Francisco Xavier são também uma força da América Latina. Fortalecer as universidades é fortalecer o nosso continente”, declara.
O reitor da USFX, Walter Arízaga, menciona que a partir dos primeiros anos do século 21, a Universidade iniciou uma nova etapa na sua história com a modernização dos planos de estudos e uma grande renovação de infraestrutura das faculdades, o que irá impactar diretamente no ensino e na pesquisa realizados no país. “Produzir mudanças é algo que está dentro de cada um que compõe a comunidade universitária. A partir de agora, devemos trabalhar para que toda energia de nossa universidade se concentre em alcançar as metas que traçamos para conseguir realizar os objetivos propostos”, declara.
Sanches Neto destaca que a Bolívia nasce a partir dos grandes doutores formados pela USFX, uma vez que Sucre é a capital do país. Compondo a comitiva da Apiesp, que esteve presente na solenidade e na oficialização do termo de cooperação, estavam Leandro Vanalli, reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
400 anos de ensino
Fundada em 27 de março de 1624, a Universidad Mayor Real y Pontificia San Francisco Xavier de Chuquisaca possui, atualmente, 50 mil alunos, que se distribuem pelos campi localizados em diversas regiões do país. Parceira de longa data da UEPG por meio de iniciativa dos professores Luiz Fernando e Marilisa, a universidade mais antiga da Bolívia sabe da importância em estreitar laços com seus vizinhos sul-americanos.
O reitor da UEM enfatiza que o acordo de cooperação realizado com a USFX veio para agregar. “O sistema de ensino superior do Paraná está experimentando algo único na sua história: uma amplitude de acordos de cooperação com universidades internacionais, a inserção da Apiesp e consequentemente das nossas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) em associações sul-americanas, a exemplo da Rede Zicosur, cujo presidente é o professor Miguel, e também a Abruem com grande presença das universidades paranaenses em todas as câmaras”. Para Leandro, este é um passo essencial para o movimento de transferência de conhecimento, troca de informações, pesquisas e formação consolidada dos estudantes paranaenses num mundo cada vez mais transversal e sustentável.
O vice-reitor da USFX, Erick Mita, ressalta que o acordo firmado com a Apiesp é uma estratégia de posicionamento nacional e internacional, “fortalecendo, assim, a colaboração em pesquisa e programas de pós-graduação, que beneficiarão as futuras gerações de estudantes formados por nossas universidades”.
Ademir Fanfa Ribas afirma que a missão foi muito extremamente importante, que trará ótimos frutos para as universidades estaduais do Paraná. “Temos convicção de que foi muito importante a participação da Apiesp e das universidades do Paraná nos 400 anos da USFX, que é uma universidade longeva e muito reconhecida na América. Deu para demonstrar o valor e as parcerias necessárias para que possamos criar grupos de pesquisa e compreender as ações de outras universidades, principalmente de uma universidade que é tão referência para o Brasil, para a América Latina e para o Mundo”, declara o vice-reitor da Unicentro.
Para Sanches Neto, que entregou à USFX uma placa comemorativa em nome da Apiesp para homenagear a Universidade, o termo de cooperação “é uma forma de construir relações horizontais entre as universidades latino-americanas, buscando uma internacionalização mais extensiva em língua espanhola para aqueles que não dominam o idioma da Europa e da Ásia”.
O termo de cooperação foi assinado no dia 28 de março de 2024, às 14h, em cerimônia solene no salão da reitoria da USFX.
da UEPG