Foi publicado no sábado, 7 de dezembro, o termo de adesão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ao Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu). Ao todo, a instituição ofertará 2.201 vagas em 107 cursos de graduação para o primeiro semestre de 2025. No Campus Ponta Grossa serão ofertadas 85 vagas, distribuídas em 5 cursos. As vagas ofertadas através do Sisu são para Ciências Biológicas (Licenciatura), Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Bacharelado), Engenharia de Produção (Bacharelado), Engenharia Elétrica (Bacharelado) e Engenharia Química (Bacharelado).
As inscrições estão previstas para iniciar no mês de janeiro. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve se inscrever no site do Sisu, gerido pelo Ministério da Educação. A classificação é feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No termo de adesão da UTFPR, é possível conferir os pesos aplicados a cada prova do Enem: redação; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias. Ou seja, dependendo do curso pretendido, a candidato pode obter diferentes notas de classificação.
O Sisu possibilita ao candidato concorrer a vagas públicas de graduação em diferentes instituições de ensino superior a partir da pontuação do Enem. Durante os dias de inscrição, é possível acompanhar as notas de corte divulgadas pelo sistema e até mesmo mudar a opção de curso ou de instituição pretendida.
O campus Ponta Grossa destaca-se como uma excelente escolha para a graduação, oferecendo uma infraestrutura de qualidade com academia gratuita, quadra de esportes, biblioteca, salas de informática, restaurante universitário e espaços verdes. Além disso, a UTFPR proporciona diversas oportunidades de bolsas, como as destinadas a Protagonismo Estudantil, Programa de Educação Tutorial, Monitoria, Iniciação à Docência, à Ciência e à Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.
A instituição também se destaca no campo da pesquisa, permitindo aos alunos iniciarem suas carreiras com bolsas de iniciação científica e tecnológica, bem como acesso a modernos laboratórios multiusuários, equipados com tecnologia de ponta e equipe especializada. Os estudantes têm a oportunidade de participar de grupos de pesquisa, desenvolvendo soluções para problemas públicos e privados. Reconhecida nacionalmente, o campus Ponta Grossa da UTFPR obteve nota máxima (5) no recredenciamento institucional pelo Inep/MEC, além de contar com cursos altamente avaliados pelo mesmo órgão, reforçando sua excelência acadêmica.
da assessoria