Sábado, 20 de Abril de 2024

UTFPR registra recorde e soma 16 patentes concedidas em 2021

2021-10-21 às 20:23

A UTFPR registou um número recorde de concessões de pedidos de patentes emitidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), neste ano de 2021.  Desde 2002, a Instituição tem 297 pedidos de patentes depositados, com apenas 25 indeferidos. O número de concessões totais chega a 37, com quase a metade delas só neste ano.

Segundo a Agência de Inovação da Universidade, concessão significa que o INPI analisou e aprovou o pedido, indicando a qualidade das pesquisas realizadas na UTFPR com potencial inovador.

Das 16 patentes concedidas pelo INPI, sete delas são do Campus Curitiba, duas do Campus Dois Vizinhos, duas do Campus Guarapuava, duas do Campus Ponta Grossa e, os campi Apucarana, Cornélio Procópio e Francisco Beltrão, com uma cada para cada.

“Esse recorde reflete o potencial inovador e de qualidade dos nossos pesquisadores, professores e alunos de todos os campi. A importância da inovação e da ciência é o que nos move como universidade, principalmente como Universidade Tecnológica”, afirma o reitor Marcos Schiefler Filho.

COAPI

A Agência de Inovação da UTFPR avalia os pedidos de propriedade intelectual da Instituição através do seu Comitê de Avaliação para a Propriedade Intelectual (Coapi). O Coapié responsável pela análise do interesse institucional na proteção de direitos relativos à propriedade intelectual, o qual considera a viabilidade econômica e o benefício para a sociedade das criações propostas.

da UTFPR