Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Vestibular UTFPR: Confira o gabarito provisório das provas

2024-05-22 às 16:04

Está disponível o gabarito provisório das provas do Vestibular de Inverno 2024 da UTFPR, aplicadas no domingo (19) em todas as cidades do Paraná com campus da Universidade. Com a pubicação do gabarito, está aberto o prazo para interposição de recursos, aceitos até as 23h59 desta quarta-feira (22).

Com duração de cinco horas, a prova era constituída por 60 questões objetivas e uma redação em língua portuguesa. O caderno de questões também está disponível para consulta.

Dos 6.030 candidatos inscritos no exame, 83,8% compareceram à aplicação das provas. Nesta edição, os candidatos concorrem a 4.219 vagas em 106 cursos em 13 campi do Paraná, com ingresso no segundo período letivo deste ano. Metade das vagas ofertadas no Vestibular UTFPR é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com cotas específicas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas ou com deficiência e para quem tem renda familiar per capita de até um salário-mínimo.

O gabarito definitivo das questões objetivas será publicado no dia 29 de maio. Caso alguma questão objetiva seja anulada, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, exceto para os que que já tenham obtido a respectiva pontuação no gabarito preliminar. Se houver alteração do item de resposta, por força de impugnação do gabarito provisório, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido do gabarito provisório.

Os cursos mais concorridos nesta edição do exame são os de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da Computação, ambos do Campus Curitiba. Na maioria das cidades, cursos da área de tecnologia da informação atraíram o maior número de candidatos inscritos. Em Arquitetura e Urbanismo o número de candidatos por vaga é de 13,14, a maior concorrência entre todos os cursos da UTFPR; para Engenharia da Computação o número de candidatos por vaga é de 12,23.

A prova de Redação e a folha de versão definitiva digitalizada, incluindo o espelho de correção com as respectivas médias, serão disponibilizadas no Portal do Candidato no dia 20 de junho.

A nota do candidato no Vestibular de Inverno 2024 será obtida pela média ponderada das notas obtidas em cada disciplina da Prova de Conhecimentos Gerais e da nota obtida na Prova de Redação, sendo aplicados os pesos estabelecidos para os respectivos cursos de concorrência. A divulgação do resultado final do Vestibular de Inverno 2024 está prevista para 2 de julho.

Serviço
Gabarito provisório das provas objetivas do Vestibular UTFPR 2024.2
Recursos: até 22 de maio (23h59)
Público: candidatos inscritos no seletivo