Domingo, 22 de Maio de 2022

Wilson Picler é homenageado pelos 12 anos do Hospital Universitário

13/05/2022 às 13:28
Foto: Paola Antunes

Nesta quinta-feira (12), o professor e presidente do Grupo Uninter, Wilson Picler, foi homenageado pelos 12 anos do Hospital Universitário e em reconhecimento à destinação de R$ 13 milhões para a construção do Hospital, no período em que foi deputado federal. A diretora administrativa do HU-UEPG, Eliane Rauski, foi a responsável pela entrega. Picler participou acompanhado de sua esposa Susan Moritz. Na mesma data, ele foi homenageado com o título de cidadão honorário de Ponta Grossa, em uma sessão solene no Cine Teatro Ópera.

Nascido em Guaíra, em 1964, Wilson Picler tem 57 anos e é deputado federal, professor de Física, técnico em Eletrônica, especialista em Ciência, mestre em Engenharia Elétrica, doutor em Honoris Causa em Educação, sócio-fundador e mantenedor da Uninter Educação S.A, além de Cidadão Honorário da cidade de Curitiba.

Foi deputado federal entre 2009 e 2010 e membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Criou e presidiu a Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional. Foi agraciado com a Medalha ‘Mérito Santos Dumont’ pelos serviços prestados à Força Aérea Brasileira, em especial pelo apoio ao Projeto FX-2, de aquisição de aviões de combate, quando coletou um abaixo assinado com 195 assinaturas de parlamentares para apoiar o Relatório da Aeronáutica, endereçado aos Presidentes da Câmara e do Senado, ambos membros do Conselho de Defesa Nacional conforme art. 91 da Constituição Federal, que culminou na aquisição dos aviões de caça Gripen NG, da empresa SAAB da Suécia com um forte teor de transferência tecnológica.

Foi eleito em 2006 com uma campanha que se concentrou na inclusão de brasileiros na educação em todos os níveis, como uma forma de desenvolvimento social, científico, tecnológico e econômico. Foi também um dos principais apoiadores do Programa de bolsas de estudo PROUni.