Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Pesquisa Liberada: Levantamento indica Mabel Canto 10 pontos à frente de Professora Elizabeth; confira o resultado completo

2020-11-23 às 20:17

O portal D’Ponta News divulga o resultado de uma pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Ponta Grossa neste segundo turno. O levantamento, que havia tido a divulgação do resultado suspensa pela Justiça após um mandado de segurança com liminar impetrada pela coligação SOMOS TODOS PONTA GROSSA (PSD, PSDB, PV e AVANTE) da candidata Professora Elizabeth Schmidt, teve a divulgação liberada nesta segunda-feira, 23.

A pesquisa foi encomendado pelo D’Ponta News à Equação Pesquisas, Marketing e Consultoria Ltda (Arbeit Intelligence). Foram entrevistados 700 eleitores maiores de 16 anos entre os dias 20 e 21 de novembro de 2020. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Confira o resultado.

Na pesquisa estimulada, Mabel Canto (PSC) aparece na frente, com 47,57% das intenções de voto. Professora Elizabeth (PSD) soma 37,29%.

Indecisos são 12,71%. Brancos ou nulos são 2,43%.

No levantamento espontâneo (quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados) Mabel Canto (PSC) também aparece na frente com 45,14% das intenções de voto. Professora Elizabeth (PSD) aparece como resposta de 33% dos entrevistados.

Aqueles que não souberam ou não responderam somaram 19,71%. Brancos ou nulos, 2,14%.

REJEIÇÃO

A pesquisa também levantou a rejeição das chapas perguntando: “Se a eleição para prefeito de Ponta Grossa fosse hoje, com esses candidatos, em quem você não votaria de jeito nenhum, mesmo se fosse candidato único?”

Professora Elizabeth e Capitão Saulo (PSD) aparecem na frente com 29,29% de rejeição. Mabel Canto e Pietro Arnaud (PSC) aparecem com 23%.

Aqueles que afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos são 44%. Os que afirmaram que rejeitam todos são 2,57%. Não sabem ou não responderam foram 1,14%.

 VOTO DEFINITIVO

O levantamento também questionou aos entrevistados a possibilidade de mudança de voto até o dia da eleição. 77,29% dos entrevistados afirmaram que o voto é definitivo e não devem mudar de opinião. 21,71% disseram que podem mudar de opinião durante a campanha. 1% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

EXPECTATIVA DE VITÓRIA

A pesquisa questionou os entrevistados “independente de quem seja o seu candidato a prefeito, quem você acha que vai ganhar a eleição aqui em Ponta Grossa?”

Mabel Canto e Pietro Arnaud (PSC) aparecem na frente como resposta de 51,14% dos entrevistados. Professora Elizabeth e Capitão Saulo (PSD) foram a resposta de 27,86%.

Aqueles que não souberam ou não opinaram foi 21%.

A pesquisa está registrada no TSE sob número PR-00397/2020.