da assessoria*
Como pai de três filhos, o candidato a prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel dá grande importância ao cuidado com as crianças da cidade, desde a sala de aula até a segurança nas ruas.
Neste sábado (12/10), Dia das Crianças, Eduardo reforça que a infância continuará a ser prioridade de sua gestão, assim como tem sido nos últimos oito anos com ele como vice-prefeito de Rafael Greca.
“Eu garanto que, como prefeito de Curitiba, as crianças terão prioridade absoluta, com todos os seus direitos assegurados. Vamos investir na Educação, na Saúde, na inclusão, no lazer e na proteção social. Nossos curitibinhas estarão a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, afirma Eduardo.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Eduardo é casado com Paula Mocellin e pai do Luca, da Eduarda e do Leonardo. Paulo é casado com Larizza Gaglionone e pai da pequena Maria Eduarda.
Entre as propostas Eduardo está a criação do Vale-Creche para as famílias curitibanas com renda até três salários que aguardam uma vaga na rede municipal de Educação. A partir de fevereiro de 2025, início do ano letivo, os pais já poderão escolher uma escolinha próxima de casa ou do trabalho e custear a creche dos filhos com o vale da Prefeitura de Curitiba.
Além de criar o Vale-creche de Curitiba, Eduardo vai ampliar o atendimento de bebês e crianças na Educação Infantil com a abertura de mais 36 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com nove mil novas vagas na cidade.
Eduardo Pimentel destaca a qualidade da alimentação escolar servida nas escolas e CMEIs, que segue um rigoroso padrão de qualidade e será ampliada a partir de 2025. “No Integral serão cinco refeições, com produtos de qualidade, da agricultura familiar”, explica.
O candidato a prefeito ainda vai investir em novas unidades de Educação Especial. Atualmente, Curitiba conta com CMAEEs (Centro de Atendimento Educacional Especializado) nas dez regionais e 1 Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista/CEETEA, primeiro do Brasil.
Já o Laboratório de inclusão do Centro de Atendimento Educacional Especializado Prof. Maria Malty é responsável pela capacitação de professores no atendimento de crianças especiais.
Com Eduardo, a cidade vai ter um novo Centro de Atenção ao Autismo de Curitiba. Hoje, as famílias já contam com o Laboratório Encantar, que já é referência no atendimento especializado a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Eduardo também propõe que o esporte e o lazer sejam instrumentos de inclusão social para as crianças. Serão ampliados os horários dos centros de esporte e lazer e dos Clubes da Gente e ofertadas aulas gratuitas de skate gratuitas nas pistas públicas de Curitiba.
O programa Curitiba Escola+Esporte = 10 será fortalecido com a oferta de mais atividades esportivas para crianças a partir dos 6 anos. As atividades acontecem no contraturno escolar e visam o desenvolvimento socioeducacional dos participantes.
Algumas das modalidades oferecidas pelo programa são: Badminton, Ballet, Basquetebol, BMX, Boxe, Capoeira, Ciclismo, Corrida de Orientação, Dança Contemporânea e Dança Criativa.
Para estimular a criatividade das crianças, Eduardo propõe ampliar ainda o programa MusicaR, com mais aulas gratuitas de musicalização para crianças e adolescentes em espaços da Prefeitura. Hoje, as aulas já ocorrem em auditórios e Casas da Leitura das Ruas da Cidadania, Teatro da Vila e outros espaços da Prefeitura.
Para garantir a segurança das crianças nas escolas da rede municipal, Eduardo já confirmou que irá fortalecer a Patrulha Escolar, com mais equipes da GM e viaturas, e o programa Conhecer para Prevenir (CPP), que oferece treinamentos contra situações de risco realizados nas escolas municipais.