O candidato Eduardo Pimentel (PSD) comemorou a evasão escolar zero em Curitiba. A capital do Paraná está em primeiro lugar no cenário nacional se considerados somente os anos iniciais do Ensino Fundamental, com 0,0%, e em 2º lugar considerando também os anos finais.
Os números foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.
O Ideb dos anos iniciais do Ensino Fundamental subiu de 6 para 6.3, segundo o levantamento macional divulgado no último dia 14 pelo MEC.
O candidato – que encabeça a coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelo PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB – lembrou que a cidade também foi destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e citou as melhorias previstas em seu plano de governo.
“Para seguirmos sempre na liderança dos indicadores, vamos investir na abertura de mais nove mil vagas na educação infantil, com 30 novos CMEIs, revitalização de 37 escolas da rede, oferta de inglês e espanhol em todas as unidades, abertura de mais escolas especiais e valorização dos profissionais. O investimento na formação continuada dos profissionais da educação será permanente, porque a qualidade do ensino começa pelo respeito e valorização dos servidores”, frisa o candidato.
Conquistas
Nos últimos oito anos, a gestão Rafael Greca e Eduardo Pimentel investiu na abertura de mais vagas na Educação Infantil e ampliação da oferta do ensino integral de qualidade, além da renovação de equipamentos e mobiliário na rede municipal de educação.
Além disso, iniciativas como os Faróis do Saber e Inovação, Faróis Móveis, programa Linhas do Conhecimento, Leia+ e Veredas Formativas colocam a rede municipal de ensino curitibana em posição de destaque.
No caso do integral, o número de escolas com essa oferta subiu de 86 para 187, desde 2017. A gestão inaugurou três unidades novas com educação integral nos últimos 8 anos: Irmãos Rebouças (2023), Zélia Pavão e Metry Bacilla (2024), totalizando as 187 unidades.
Também foram entregues 6 UEIs (Unidades de Educação Integral), que recebem crianças no contraturno de várias escolas: Portão, Boa Vista e Tatuquara (2023), Santa Felicidade e 2 na CIC (2024).
Para a educação infantil foram abertas, nos últimos sete anos, quase 12 mil novas vagas em creches de Curitiba. Foram entregues 32 novos CMEIs, totalizando hoje 237 unidades, além da contratação de mais CEIs. Com isso, o número de vagas subiu de 45 mil para mais de 57 mil.
Eduardo vai avançar na qualidade da educação da rede municipal com:
da assessoria