da assessoria*
O transporte coletivo de Curitiba será mais integrado, eficiente, rápido, sustentável e com tarifa zero para quem procura emprego e 50% menor aos domingos e feriados. Essas são algumas das melhorias que o candidato do PSD à Prefeitura, Eduardo Pimentel, planeja para o transporte coletivo da capital.
As linhas de ônibus de Curitiba transportam 15 milhões de pessoas por mês, das quais 3 milhões da Região Metropolitana, que utilizam a rede integrada sem pagar uma nova tarifa.
O candidato da Coligação Amor e Inovação destaca que vai implantar a tarifa diferenciada – zero para quem procura emprego e meia aos domingos e feriados – como forma de atrair mais usuários para o sistema.
O benefício será subsidiado por meio de recursos de extraorçamentários, como a venda de publicidade nos ônibus.
Salto para o futuro
Segundo Eduardo, a nova concessão do transporte coletivo para 2025, cuja formatação já está em andamento em parceria da Prefeitura com BNDES, é uma grande oportunidade para discutir a mobilidade urbana na cidade, com transporte de ônibus com tarifa justa, serviço mais rápido, sustentável e de qualidade, para atrair novos usuários para o sistema.
Seguir na vanguarda
Conhecida por sempre estar na vanguarda do transporte coletivo no país, Curitiba promete, de acordo com Eduardo, dar mais um salto para o futuro com o avanço no processo de descarbonização, iniciada com a compra dos primeiros ônibus elétricos em 2024, bem como na conclusão de grandes obras de aumento da velocidade e da capacidade da Rede Integrada de Transporte (RIT), como as do Inter 2 e BRT (Ligeirão) Leste-Oeste em andamento. Essas duas obras, além de contemplarem uma ampla revitalização urbana e de transporte, terão frota elétrica.
A meta, alinhada ao Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima) é que 33% da frota total de Curitiba seja zero emissões até 2030, percentual que deve alcançar 100% em 2050.
“Pensar o transporte coletivo atualmente sem se importar com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente é um retrocesso. Precisamos pensar na cidade que vamos deixar para nossos filhos e netos”, lembra Eduardo.
Ônibus elétrico
Cada ônibus elétrico evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo.
Curitiba já adquiriu sete ônibus elétricos – seis começaram a circular em julho, nas linhas Interbairros I (horário e anti-horário) e mais um entra em operação até o fim de agosto, na linha Água Verde. Outros 54 vão ser adquiridos em 2025, com recursos de R$ 380 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Mais 70 estão programados com lei aprovada na Câmara Municipal de Curitiba, que prevê recursos de R$ 317 milhões nos veículos.
Além da descarbonização, faixas exclusivas para aumentar a velocidade dos ônibus, novos terminais e miniterminais e novas estações autossustentáveis e climatizadas serão implantados.
Eduardo Pimentel, com o número 55, é candidato à Prefeitura de Curitiba pela Coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Inter 2 e BRT Leste/Oeste
Os dois maiores investimentos em andamento atualmente na cidade são da área de transporte – o novo Inter 2 e o BRT Leste/Oeste
O Projeto Novo Inter 2 tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a readequação de quase 40 km de itinerário das Linhas Direta Inter 2 e Interbairros II, duas das linhas mais carregadas da cidade, com 181 mil passageiros em dias úteis. O projeto conta com US$ 106,7 milhões do BID e US$ 26,7 milhões de contrapartida da Prefeitura de Curitiba.
Já o BRT Leste/Oeste fará a ligação entre Pinhais e o Terminal CIC Norte, que será construído. Com recursos de US$ 75 milhões do New Development Bank (NDB) e US$ 18,7 milhões da Prefeitura, o BRT Leste/Oeste vai requalificar mais de 20 quilômetros de canaletas exclusivas para ônibus, além de reformar 34 estações, três terminais e construir outros dois. Quando concluído, o trajeto do Ligeirão entre o Terminal de Pinhais e o CIC Norte será 23 minutos mais rápido, com apenas 11 paradas no percurso.
A melhoria no transporte coletivo tem como objetivo atrair mais usuários, o que desafoga o trânsito e reduz o impacto das emissões de CO2 na atmosfera.
Confira aqui as propostas de Eduardo Pimentel para o transporte coletivo de Curitiba
- Implantação da Tarifa zero para quem precisa: Utilização das receitas extras orçamentárias, provenientes das campanhas de mídia nos ônibus, para custear passagens àqueles cidadãos curitibanos que procuram emprego.
- Implantação do “Domingão paga Meia”: 50% de desconto na passagem nos domingos e feriados como forma de incentivo ao uso do Transporte Coletivo e melhor ocupação da frota.
- Tornar a tarifa mais acessível aos usuários do transporte é prioridade na Nova Concessão do Transporte Público: A nova concessão do Serviço de Transporte Público, com leilão previsto para o segundo semestre de 2025, está sendo estruturada pelo BNDES e Prefeitura de Curitiba para ser uma grande oportunidade para tornar a tarifa mais acessível. Isso será possível com a oferta de novos serviços e a implantação de melhorias significativas no sistema, como ônibus elétricos climatizados, faixas exclusivas para aumentar a velocidade, novos terminais e miniterminais e novas estações autossustentáveis e climatizadas. São medidas que ajudarão a atrair mais usuários para o transporte público e a reduzir a emissão de poluentes
- Ampliação da frota ônibus elétricos: Como forma de contribuir para a redução da emissão de poluentes, o candidato defende que a nova concessão estabeleça a substituição, ao longo dos anos, dos ônibus que operam as linhas expressas e diretas, e ainda as que operam na zona central de tráfego, iniciando com a frota do Inter 2. Em 2024, 7 ônibus elétricos já estão operando e mais 54 passarão a circular em Curitiba em 2025, inclusive no Inter 2.
- Finalizar a implantação da biometria facial e de novas tecnologias no sistema de bilhetagem: Essas melhorias no serviço do transporte vão facilitar o acesso de passageiros e agilizar o gerenciamento de embarques e desembarques.
- Implantação de semáforos inteligentes nas canaletas do transporte coletivo: Para ampliar a velocidade operacional nos principais eixos de transporte, serão instalados semáforos inteligentes, que conectados ao Centro Operacional da URBS, dará acesso prioritário aos ônibus coletivos.
- Revitalização e modernização dos pontos de ônibus de Curitiba: Pontos receberão painéis digitais com informações das linhas e bancos para maior comodidade ao cidadão.
- Ampliação do Terminal CIC para maior comodidade dos usuários das linhas da região.
- Ampliação do Terminal Tatuquara para permitir a ligação com o Terminal Sítio Cercado e a implantação de novas linhas ligando Araucária e Fazenda Rio Grande.
- Avançar nas obras estruturantes do Inter 2 para a melhoria operacional da Rede Integrada de Transporte:
· Instalação do mini terminal Santa Quitéria (Av. Pres. Arthur Bernardes).
· Requalificação da infraestrutura viária da Rua Catarina Scotti e Avenida Brasília.
· Requalificação da infraestrutura viária das ruas Francisco Derosso, Antônio Rebelatto e Cleto da Silva.
· Requalificação da infraestrutura viária das ruas José Rietmeyer e Flavio Mariano Ribas.
· Implantação da infraestrutura viária para a complementação da obra do novo viaduto a ser implantado na Avenida Victor Ferreira do Amaral.
· Alargamento da rua Roberto Barrozo entre a Avenida Desembargador Hugo Simas e a Avenida Cândido de Abreu.
· Requalificação da infraestrutura viária com faixas exclusivas para a implantação dos binários Jacarezinho/Rosa Saporski e Presidente Taunay/ Fernando Simas.
· Mini Terminal Reserva Hídrica Do Futuro (Umbará).
· Mini Terminal Parque da Aventura (Cachoeira).
· Mini Terminal Vila Lindóia – Wenceslau Braz.
· Trinário de viadutos Linha Verde – Estação Marechal (Prado Velho, Parolin e Hauer).
· Implantação de novas Estações Prisma Solar (autossustentáveis e climatizadas): Praça das Nações (Alto da Rua XV), Nivaldo Braga (Capão da Imbuia), Jardim das Américas, Salgado Filho (Uberaba), Mercês, Teffé (Bom Retiro), Praça da Bandeira (São Francisco).
- Avançar nas obras estruturantes do BRT Leste-Oeste (Ligeirão) para a melhoria operacional da Rede Integrada de Transporte. Como os ônibus usam canaletas, as obras compreendem desalinhamento de estações e entorno de estações com acessibilidade, paisagismo e iluminação. Já estão ocorrendo a partir do Cajuru nos seguintes bairros:
· Cajuru
· Capão da Imbuia
· Cristo Rei
· Centro
· Bigorrilho
· Mossunguê
· Campina do Siqueira
· Campo Comprido
· CIC
- Implantação de novas centralidades de transporte público com impacto direto na redução da tarifa: A construção de novos miniterminais, com o Complexo do Tarumã (em andamento) e os previstos para o novo Inter 2, bem como a requalificação e ampliação dos já existentes, contribuirão para a redução de custos operacionais e a racionalização de linhas com deslocamentos menores integradas ao sistema. Estão previstas as obras:
· Reconstrução e requalificação do Terminal Hauer.
· Reconstrução e requalificação do Terminal Campina do Siqueira.
· Construção do novo Terminal Capão da Imbuia.
- Obras para melhorar e ampliar o transporte público na RMC:
· Construção do Novo Terminal Fazendinha/Sul para transferência das linhas dos Terminais Fazendinha e Caiuá.
· Ampliação do Terminal Sítio Cercado para absorver novas linhas urbanas e linhas de Fazenda Rio Grande.
· Ampliação do Terminal Santa Felicidade para implantação de novas linhas da região, de Campo Magro e de Almirante Tamandaré.
· Ampliação do Terminal Barreirinha para novas linhas da região e Almirante Tamandaré.
- Implantação da linha Aeroporto, com atendimento a rodoferroviária e rede de hotéis do centro de Curitiba e shoppings.
- Implantação do VLT Metropolitano (Curitiba-Aeroporto SJP): Já está em desenvolvimento, em parceria com o BNDES, o estudo de viabilidade para a implantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), na linha entre Curitiba e o Aeroporto de São José dos Pinhais. O novo modal de transporte sobre trilhos fortalece o sistema de serviços de mobilidade urbana da capital, em conjunto com os municípios vizinhos da Região Metropolitana, para gerar maior atratividade aos usuários do transporte público, garantir a eficiência energética, e contribuir para a redução do número de veículos individuais em circulação na cidade e as emissões de gases do efeito estufa.
- Ampliar a Rede Pública de recarga para atendimento à frota particular e comercial de veículos elétricos: Hoje já existente na Rodoviária, no Estacionamento da Matriz e no SmartPark São Francisco, e no Pinhão Hub da Prefeitura, o serviço será ampliado para áreas de Estar, estacionamentos públicos e em locais estratégicos previamente mapeados.
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