da assessoria
Médico por formação, o candidato a prefeito de Ponta Grossa, Magno Zanellato, possui ampla experiência quando o assunto é saúde. Entre suas propostas estão otimizar os atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde, melhorar o suporte às especialidades, foco em atenção primária e aumentar a assistência da rede de atenção psicossocial.
Em seu plano de governo, o candidato aponta que é preciso retirar a função da prescrição e manutenção de medicações de uso crônico do médico da rede básica e transferir a função para uma central de atendimento, que será responsável por receitar e autorizar a farmácia da rede básica o fornecimento das medicações. Tal medida serve para otimizar o recebimento dos fármacos pela população.
Zanellato também defende que o atendimento de especialidades deve ser ampliado através da conexão do serviço a parceiros prestadores de exames endoscópicos e de imagens, além de uma central de agendamento de intervenções cirúrgicas. Para saúde mental, Magno irá desenvolver a rede, optando por um atendimento humanizado para transtornos e dependência química.
Todas as ações serão monitoradas e terão indicadores para monitorar o progresso. Além disso, serão divulgados relatórios semestrais sobre a qualidade e eficiência dos serviços e realizadas auditorias independentes para garantir a eficácia das ações.