Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

D’P Gastronomia: Conheça os ‘bentô cakes’, que conquistaram os ponta-grossenses

2022-10-09 às 10:33

Sucesso nas redes sociais, os bentô cakes conquistaram os ponta-grossenses como uma forma de presentear ou comemorar datas especiais. Personalizados, os bolinhos chamam a atenção pela decoração criativa com frases divertidas e humor ácido.

Por Michelle de Geus 

Tão engraçados quanto saborosos, os bentô cakes são a grande sensação do momento e já conquistaram o paladar dos ponta-grossenses. Os bolos individuais, geralmente servidos numa embalagem pequena de isopor e decorados com mensagens divertidas, têm origem asiática. No Japão, é comum o consumo de bentô, uma espécie de porção individual de comida preparada para viagem, o que equivalente a uma marmita no Brasil. O bentô tradicional contém arroz, peixe (ou carne bovina) e legumes cozidos. Na Coreia do Sul, esses ingredientes foram substituídos por minibolos, que em pouco tempo se tornaram populares através do TikTok e do Instagram.

Os bentô cakes têm tudo a ver com as redes sociais, afinal, o grande diferencial é a decoração inusitada, muitas vezes inspirada no personagem Flork, um meme muito conhecido na internet. O boneco de traços simples e sem grandes detalhes vem geralmente acompanhado de frases cheias de bom humor e uma dose de sarcasmo. A decoração divertida e personalizada, ideal para ser compartilhada em fotos no Instagram e em outras redes sociais, tornou os minibolos uma sensação entre os internautas ponta-grossenses.

Para alegrar o dia

A confeitaria Delícias Di Milão, de Ponta Grossa, que conta com mais de 4 mil seguidores no Instagram, informa que vende, no mínimo, 120 bentô cakes por mês, o que chega a representar 70% das vendas em épocas de datas festivas. Os minibolos são geralmente produzidos no padrão de dez centímetros e 400 gramas, mas também é possível encomendar tamanhos maiores a partir de um quilo. Baunilha e chocolate são os sabores que mais agradam e o recheio tradicional de brigadeiro é o mais popular.

“Estávamos namorando esses bolos há algum tempo e pensando em algo para vender diariamente, já que os bolos de festa maiores saem mais em épocas específicas”, conta Khimberly Fernandes, responsável pelo atendimento aos clientes da confeitaria. A decisão de investir no segmento veio quando uma cliente comentou que gostaria de algo mais irreverente e mandou uma foto de um bentô cake como exemplo. “Por ser algo criativo e bem pessoal, ele caiu no gosto dos clientes como uma lembrança em datas especiais ou até mesmo como um mimo para alegrar o dia”, afirma.

“Por ser algo criativo e bem pessoal, o bentô cake caiu no gosto dos clientes como uma lembrança em datas especiais ou até mesmo como um mimo para alegrar o dia”. (Khimberly Fernandes, atendente)

Irreverência

Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, a decoração dos bentô cakes exige cuidado e atenção, observa Edicléia Milão, confeiteira-chefe da Delícias di Milão. “O processo de confecção é um pouco mais demorado e muitas vezes somos desafiadas por algo que nunca fizemos. O desenho da galinha olhando no espelho com a frase ‘Você é uma máquina de vencer’ foi um desses desafios. E hoje amamos fazer”, relata, citando que as frases mais pedidas são “Repi bardei tiu iu” e “Vai comemorar, sim”. “A frase mais inusitada que já fizemos foi para um amigo da cliente, o qual estava fazendo aniversário e tinha passado por uma cirurgia. Ela pediu para escrever ‘Feliz furebis novo e muitos ânus de vida’”, revela, entre risos.

Para Khimberly, a irreverência e as piadas internas estão por trás do sucesso dos bentô cakes. “É muito legal quando os clientes estão fazendo o pedido, pois sempre rimos juntos ou tem alguma emoção envolvida. Fizemos um bolo para o tio de uma cliente que não estava comendo por estar doente e ela escolheu a frase ‘Coma senão o velho do saco vai te pegar’ e ele comeu. Isso não tem preço”, comenta. “É uma moda que veio para ficar, porque serve como um mimo para todas as ocasiões. Afinal, quem não gosta de bolo, não é?”, acrescenta.

Rhaiane Krepel foi presenteada com um bentô cake e adorou: “É uma forma carinhosa e de preço acessível para presentear alguém e talvez deixar o dia dessa pessoa mais feliz”

Carinhoso e acessível

A auxiliar administrativa Rhaiane Krepel é dessas pessoas que aderiram à moda dos bentô cakes e, sempre que pode, encomenda para o aniversário das amigas. Até agora, já foram seis minibolos no total, que fizeram o maior sucesso. “Elas amaram e deram muita risada. É uma forma carinhosa e de preço acessível para presentear alguém e talvez deixar o dia dessa pessoa mais feliz”, opina, comentando que procura escolher frases pessoais e engraçadas para representar as amigas nos bolinhos. “Encomendei um com a frase ‘Há 26 anos cansada’ para uma amiga que vive cansada e outro ‘Há 23 anos com sono’ para uma amiga que onde se encosta está dormindo”, diverte-se.

Cartão de presente comestível

A alta procura pelos bentô cakes também foi o que incentivou Magda Sebastião, sócia-proprietária da confeitaria Bolos & Bolos, também de Ponta Grossa, a investir no segmento. “As pessoas começaram a ver na internet e a perguntar se nós fazíamos. Logo que postamos as fotos dos primeiros, as pessoas foram gostando e encomendando os bolinhos”, relata, mencionando que os minibolos agregam cerca de 20% ao faturamento da confeitaria.

Embora os bentô cakes tenham caído no gosto de todas as faixas etárias, Magda consegue identificar um público-alvo bem específico. “Os jovens estão mais antenados nas redes sociais, então, com certeza, são eles que procuram mais. Mas os pais também dão de presente para os filhos, o marido para a esposa e vice-versa”, aponta. “Inclusive, a frase que mais sai é ‘Eu te amo, mas às vezes tenho vontade de’ e aí tem um Flork tentando matar o outro”, conta, aos risos.

“Logo que postamos as fotos dos primeiros [bentô cakes], as pessoas foram gostando e encomendando os bolinhos”. (Magda Sebastião, confeiteira)

Na visão dela, o sucesso dos bentô cakes se deve ao fato de serem como um “cartão de presente comestível”, que como um mino nas mais diversas ocasiões. “É uma forma de você fazer uma brincadeira, deixar uma mensagem, um elogio e contar um pouco da personalidade da pessoa”, descreve, destacando que o preço também é um dos grandes atrativos. “Por ser uma coisa pequena, é muito mais acessível do que um bolo grande ou outro tipo de presente. Então fica fácil para a pessoa presentear e fazer um carinho”, compara.

Magda, no entanto, acredita que os bentô cakes não vieram para ficar. Ela conta que já chegou a produzir de cinco a dez minibolos por dia e que atualmente a demanda passou para três a quatro unidades. “Tudo que surge tem aquele boom e depois diminui. As pessoas começam a enjoar e vão esquecendo também”, avalia.

Para todas as ocasiões

A assistente social Tailana Sukoski define os bentô cakes como um mimo engraçadinho para diversas ocasiões. “Esse bolo não serve apenas para o aniversário, mas também para comemorar a formatura, aprovação no TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], aprovação na autoescola ou simplesmente como forma de agradecimento ou reconhecimento”, define, relatando que já encomendou minibolos para comemorar o aniversário de casamento com o marido e para presentear amigas. “Uma amiga minha vivia falando que estava com vontade de experimentar, mas, como eu sabia que o aniversário dela estava chegando, eu ficava quieta. Um dia eu enviei o bolo com a mensagem ‘Mate as suas bichas’ sem ela esperar”, diverte-se.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #292 Setembro de 2022.