há 4 horas
Amanda Martins

A Netflix apresentou uma oferta formal para adquirir a Warner Bros. Discovery, conglomerado que controla marcas como HBO, CNN e o estúdio Warner Bros. A informação confirma que a gigante do streaming entrou oficialmente na corrida pela empresa, que está em negociações com diversos grupos do setor.
Segundo o Metrópoles, no mês passado, a Warner já havia recebido propostas de concorrentes como Paramount Skydance e Comcast. Segundo a imprensa norte-americana, as conversas avançaram e a Netflix participou de uma segunda rodada de negociações desde o feriado de Ação de Graças, em 27 de novembro.
Apesar das ofertas, nenhuma teria alcançado os US$ 30 por ação desejados pelo CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, valor que avalia o conglomerado em cerca de US$ 74 bilhões. Para viabilizar a possível compra, a Netflix estaria buscando um empréstimo bilionário.
Se o negócio for fechado, a plataforma ampliaria de forma significativa sua capacidade global de produção e passaria a ter acesso ao vasto catálogo do estúdio, incluindo franquias de grande impacto como Harry Potter e O Senhor dos Anéis. Até agora, nenhuma das empresas comentou oficialmente as negociações.
Warner à venda
A Warner Bros. Discovery confirmou no mês passado que avalia diferentes alternativas comerciais, que podem incluir desde a venda total da companhia até a negociação de divisões separadas, como Warner Bros. e Discovery Global. Outra possibilidade é avançar no plano de separação da fusão entre WarnerMedia e Discovery, concluída em 2022.
Segundo comunicado divulgado pela própria empresa, várias partes demonstraram interesse nos ativos. Em junho, a companhia já havia anunciado planos para separar suas operações de streaming, entre elas a HBO Max, das redes de TV a cabo, como TNT e CNN.
Apesar das movimentações, o presidente do Conselho de Administração, Samuel Di Piazza, afirmou que as discussões ainda estão em fase inicial, mas destacou que ampliar o escopo de avaliação “é o melhor para os acionistas neste momento”.