Terça-feira, 05 de Agosto de 2025

Nova TV 3.0 vai permitir escolher narrador durante jogos ao vivo

2025-08-04 às 17:08

A chegada da TV 3.0, também conhecida como DTV+, promete transformar a experiência dos telespectadores brasileiros com recursos inéditos de interatividade, qualidade de imagem e som imersivo. O novo padrão tecnológico, previsto para ser lançado antes da Copa do Mundo de 2026, já está em fase de testes nas principais emissoras do país, incluindo a Globo, e deve ser integrado progressivamente a partir de 2026, inicialmente nos grandes centros urbanos.

Interatividade redefine o consumo de esportes

Um dos grandes diferenciais da TV 3.0 será a possibilidade de o espectador personalizar a maneira de assistir transmissões esportivas ao vivo. Nos jogos exibidos pela Globo, por exemplo, será possível escolher entre diferentes tipos de narração: a tradicional (com narradores consagrados como Luís Roberto), uma versão descontraída (semelhante ao estilo Charla Podcast) ou até mesmo acompanhar apenas o áudio ambiente do estádio, sem qualquer comentário. Além disso, a plataforma dará acesso a replays, melhores momentos e outros conteúdos extras sob demanda, sem que o telespectador precise sair da transmissão principal.

Outra novidade é a oferta de transmissões exclusivas pensadas para torcedores de cada clube. Em partidas como Flamengo x Corinthians, haverá narrações direcionadas para o público rubro-negro ou corintiano, com comentaristas alinhados à torcida de cada agremiação. A proposta é engajar ainda mais os fãs, proporcionando uma experiência próxima à das plataformas digitais e aplicativos personalizados, mas mantendo a gratuidade e o alcance da TV aberta.

Tecnologia e acessibilidade para todos

Além da personalização, a TV 3.0 trará imagens em ultra-definição 4K e 8K, som com qualidade de cinema, acessibilidade aprimorada (como legendas e audiodescrição) e integração plena com a internet. Controlar a transmissão, participar de enquetes, fazer compras ou acessar estatísticas em tempo real passarão a ser ações feitas de maneira intuitiva, até mesmo usando smartphones conectados à TV como segunda tela para ampliar o leque de interações.

Cronograma de implantação

O governo e as principais emissoras trabalham para garantir que a nova tecnologia esteja disponível a tempo da Copa do Mundo de 2026, com fases de testes ao longo de 2025 em cidades como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Inicialmente, será necessário um conversor para TVs antigas, mas a tendência é que os aparelhos mais recentes já venham com o padrão integrado a partir de 2026, democratizando o acesso ao novo ecossistema televisivo brasileiro.

A chegada da TV 3.0 marca, portanto, um novo capítulo para emissoras, clubes e principalmente para o público, que terá o controle total sobre o que, como e quando assistir aos seus programas favoritos – especialmente no universo esportivo.