Nesta segunda-feira, 7 de abril de 2025, encerra-se o primeiro Mercúrio retrógrado do ano, trazendo um suspiro coletivo de alívio para os entusiastas da astrologia e aqueles que sentiram seus efeitos. O ciclo, iniciado em 15 de março, foi marcado por falhas de comunicação, problemas tecnológicos e até reencontros inesperados com pessoas do passado. Agora, com o planeta retomando seu movimento direto, espera-se que a energia volte a fluir com mais harmonia.
Durante o período retrógrado, Mercúrio percorreu os signos de Áries e Peixes, intensificando tensões em diálogos e causando contratempos em viagens e planejamentos. Para alguns, foi um momento de reflexão e reavaliação; para outros, um período de ansiedade e confusão. “É como se tudo ficasse em pausa ou em desordem”, explica a astróloga Daisy Foss. “Mas também é uma oportunidade para revisitar questões pendentes e buscar resoluções.”
Embora o fim do Mercúrio retrógrado seja celebrado, especialistas alertam para o chamado *período de sombra*, que se estende até 26 de abril. Durante essas semanas, os efeitos do fenômeno ainda podem ser sentidos em menor intensidade, exigindo cautela nas decisões importantes.
Os signos de Terra e Ar sentirão mais fortemente a transição pós-retrógrado, enquanto os de Fogo e Água tendem a lidar melhor com as mudanças. Geminianos, por exemplo, são incentivados a aproveitar este momento para tomar as rédeas de suas vidas e transformar desafios em oportunidades.
Apesar dos contratempos enfrentados durante o Mercúrio retrógrado, muitos veem esse ciclo como uma chance para crescimento pessoal. “É um convite para desacelerar e repensar prioridades”, afirma a astróloga Ruby Miranda.